Você está lendo:

Implemente certificados de segurança no painel do WordPress

Sobre:
Implemente certificados de segurança no painel do WordPress

Para implementar os certificados de segurança no painel do WordPress é preciso usar uma entre as duas constantes disponíveis no arquivo wp-config.php

Leandro Vieira

A implementação de certificados de segurança no painel do WordPress garantirá uma segurança dos dados e evitará que eles sejam capturados no meio desse caminho, principalmente nos processos de login e alteração de senha dos usuários onde dados sensíveis são informados. Considere a leitura do artigo Certificados de segurança TLS/SSL. Tipos e benefícios para conhecer mais sobre os certificados de segurança.

Certificados de segurança no painel do WordPress

Para implementar e forçar o uso dos certificados de segurança no painel do WordPress é preciso escolher entre as duas constantes disponíveis e fazer uso delas no arquivo wp-config.php. O uso de plugins nesse caso não é suficiente e, claro, você precisa comprar um certificado e configurá-lo. Atente-se que é preciso ir além de implementar certificados de segurança para um WordPress mais seguro.

As constantes do WordPress para a implementação de certificados de segurança no painel do WordPress

  1. FORCE_SSL_LOGIN
  2. FORCE_SSL_ADMIN

Com o uso da primeira constante, somente a página de login fará uso do protocolo HTTPS e todas as demais páginas administrativas não terão a criptografia desse método. A constante é utilizada da seguinte maneira no arquivo wp-config.php:

define( 'FORCE_SSL_LOGIN', true );

Com a segunda opção, tanto a página de login quanto todo o painel do WordPress fará uso do HTTPS e garantirá que as senhas, cookies e informações sensíveis não sejam trafegadas sem criptografia. A forma de uso é a seguinte:

define( 'FORCE_SSL_ADMIN', true );

Sobre a alteração do protocolo HTTP das URLs

Para a implementação dos certificados de segurança no painel do WordPress não se faz necessário alterar as URLs de configuração do seu site. Se você a fizer o site será impactado e será preciso seguir vários outros passos. Para a dashboard da aplicação somente a inclusão da constante no arquivo wp-config.php se faz necessária.

Compatibilidade com plugins e temas

Plugins e temas fazem uso da API do WordPress e muitos deles adicionam funcionalidades às páginas administrativas. Se os plugins e temas em uso foram codificados com as melhores práticas é quase nula a change de incompatibilidade.

Alguns plugins carregam arquivos JavaScript e/ou CSS e em alguns casos eles fazem erroneamente a inclusão desses elementos com o uso forçado do protocolo HTTP. Nesse cenário, carregar um arquivo com o protocolo HTTP quebrará a correta renderização da página com o protocolo HTTPS. Em situações como essa será preciso uma análise e intervenção técnica e cada caso exigirá uma ação específica.

Funções nativas do WordPress para se trabalhar com certificados de segurança

Em casos de plugins e temas causarem algum conflito em sua área administrativa e na correta possibilidade de uso dos certificados de segurança no painel ,considere analisar o caso e fazer uso de funções nativas do WordPress para trabalhar na correção e alternativas e assim garantir uma maior segurança para WordPress.

Não deixe que incompatibilidades com softwares de terceiros te impeça de fazer uso de certificados de segurança no painel do WordPress.

Opa! Não conseguimos encontrar o seu formulário.

Se você gostou desse artigo sobre Institucional, provavelmente vai gostar de: Mais posts como este