Evitar ataque de hackers ao seu projeto se faz da mesma forma que você evita que bandidos entrem na sua casa, oras.
A resposta à pergunta-título deste artigo é simples, mas a execução nem de longe é tarefa fácil.
Uma casa bem protegida costuma ter câmeras de vigilância, cerca elétrica, alarme, sensores, controle de acesso biométrico… Ah, sem esquecer do bom e velho cão de guarda.
Dá trabalho mesmo, mas nada como dormir tranquilo, sabendo que todos os seus pertences (além da sua própria vida, é claro) estão a salvo.
Com um site em WordPress é a mesma coisa. Embora a plataforma seja comprovadamente segura, a falta de processo de segurança resulta em perdas significativas para os negócios.
“O WordPress é seguro. Inseguro é você”.
Como a falta de segurança impacta no seu negócio?
Quando um incidente de segurança ocorre, diversos outros problemas vêm à tona. A seguir, os considerados mais críticos.
Perda de dinheiro
Vamos considerar que o seu site é gerador de negócios, seja leads, pedidos ou vendas.
Imagine agora que ele tenha sido hackeado, deixando o acesso comprometido e o tráfego significativamente reduzido.
O resultado é óbvio: seu negócio perderá rentabilidade. Evitar ataque de hackers é, também, uma forma de evitar perder dinheiro.
Um site inseguro te faz perder, além de dados, credibilidade, relevância e, por consequência, dinheiro.
Tweet
Perda de credibilidade
Suponha que seu site foi hackeado e o indivíduo por trás do crime use-o para exibir mensagens de cunho preconceituoso ou pornográfico.
Se a correção do problema for rápida, talvez a credibilidade não seja afetada. Em um cenário diferente, o público pode considerar o fato ofensivo e não acessá-lo novamente.
Perda de dados
Quem mantém um site grande ou antigo, tem ciência do quanto foi custoso criar conteúdo, promover, coletar dados de usuários e outros tipos de informações.
Considerando que poucos se preocupam com backup, a perda destes dados pode ser crucial para sua estratégia.
Perda de relevância no marketing digital
Mecanismos de busca como o Google são responsáveis por mais de 90% do tráfego de sites e blogs.
A corrida pelas primeiras posições é árdua e exige esforço, paciência e dinheiro.
Ser hackeado e praticar atitudes consideradas anti-éticas pelos buscadores, resulta em punição (e até na remoção completa) das suas páginas do índice.
Conquistar relevância em marketing exige investimento, mas um trabalho bem feito vale a pena. Só assim você terá o respeito da sociedade e de potenciais clientes.
Perda de tempo
A maior escassez da atualidade é o tempo.
Quando você não se preocupa com a segurança do seu site WordPress, na verdade você está perdendo tempo.
Lembre-se que se para conquistar relevância em marketing foi necessário muito tempo, para perder, entretanto, é rápido até demais.
Mantenha seu WordPress Atualizado
O processo mais simples de segurança que você precisa definir e executar é manter o WordPress, plugins e temas sempre atualizados.
Praticamente 35% das instalações WordPress estão desatualizadas. O número é alarmante uma vez que manter a plataforma em sua última versão é garantir o uso de um software com as mais recentes correções de bug, segurança e claro, desfrutar de novos recursos.
Uma versão desatualizada pode estar deixando a porta aberta e essa responsabilidade não pode ser creditada à aplicação.
Garanta um processo contínuo para as atualizações do WordPress e seus componentes.
Tweet
Faça backups
Backups são o seu porto seguro, mas infelizmente as pessoas só descobrem isso quando perdem todos os dados.
Você precisa ter um processo de backup muito bem definido e considerar a cópia do banco de dados, arquivos do core, plugins, temas e das imagens contidas na pasta de uploads.
O mecanismo de revisões de posts do WordPress acaba sendo um backup, também, das postagens realizadas, uma vez que a cada nova alteração uma cópia é salva e possibilita a “volta ao passado”.
É melhor prevenir do que remediar
Segurança é processo. Você precisa definir o seu e segui-lo.
As dicas de segurança para WordPress aqui apresentadas podem ser incrementadas com dezenas de outras, mas é o mínimo necessário que você deve fazer.
Lembre-se de que elas não devem ser feitas uma única vez mas sim, revisadas constantemente e melhoradas. Por isso se faz necessária a definição de um processo.
Além de expertise humana, o uso de ferramentas automatizadas para escaneamento é muito útil e lhe ajudará nessa tarefa.
Fique atento a todos estes detalhes, afinal, segurança nunca é demais.
Como dar conta de todos os processos?
Mantendo o exemplo da introdução deste artigo, deixar sua casa segura e ainda cuidar de todos os demais afazeres, trabalhando fora para manter os gastos, inclusive, não é fácil.
Para evitar ataque de hackers, o nosso conselho é contratar alguma equipe especializada para fazer a segurança contínua do seu projeto e nós conhecemos os melhores, diga-se de passagem, o WP Care.
O WP Care é o produto de Suporte e Manutenção de sites em WordPress da Apiki, uma produtora web especializada na plataforma.
Por meio do WP Care, o time da Apiki revisa e monitora aspectos de segurança. Atualizações da plataforma, plugins e temas em uso, além de realizar manutenção técnica evolutiva e tudo que for preciso para você ficar focado em seu negócio.