A análise de perfomance em site WordPress pode ser feita por plugins, sites especializados ou softwares, mas no fim das contas todos os mecanismos disponíveis têm em comum a função de metrificar a performance atual de seu site WordPress e identificar gargalos e problemas que podem atrapalhar seu desempenho.
Pois bem, melhorar a performance do site para ter uma resposta mais rápida não é apenas o desejo dos usuários e donos de site, é uma necessidade estratégica de SEO. Só tem um detalhe que deve ser visto antes de melhorar a performance do seu site, saber realmente como ela está. A boa notícia é que o mercado está cheio de ferramentas de análise de performance para WordPress, elas que vão dizer se o seu site está turbinado ou precisando perder uns quilinhos.
Ferramentas para análise de performance do WordPress
Muitos deles oferecem informações separadas da versão desktop e responsiva tornando a análise ainda mais detalhada. então vamos falar quais ão as principais:
Começando com a novata criada pela grandiosa veterana Google, Test my Site faz parte da iniciativa Think With Google.
Uma das ferramentas de análise de performance mais conhecidas e utilizadas é o Page Speed Insights (também da Google).
Fazendo uma análise mais especializada temos o Pingdom Tools que gera relatórios detalhados que mostram arquivos pesados, servidor lento, scripts externos (como os do Facebook), links quebrados, etc.
O que é mais atrativo nesse plugin é que ele faz e salvar uma cópia das páginas em html estático, eliminando a necessidade de consultas ao banco de dados e de grandes processos no servidor.
5 – GTmetrix
A GTmetrix é mais uma ferramenta de análise que, além de mostrar ao usuário quais são os problemas, também oferece recomendações práticas para otimizar a performance. A ferramenta recursos como: monitoramento de páginas com agendamento, alertas monitorados com notificação por e-mail, captura de vídeo que aponta gargalos de performance e, é claro a análise em dispositivos móveis que diz como está a performance de seu site em celulares Android.
6 – WebPage Test
A WebPage Test oferece ao usuário três formas de análise de performance em WordPress: revisão analítica, comparação visual e traçando rota de teste. A grande vantagem dessa ferramenta são as possibilidade de tipos de testes que podem ser feitos.
7 – WebPage Analyzer
Essa ferramenta testa a velocidade de seu site, calcula cada elemento individualmente e sugere como melhorar o tempo de carregamento da página baseado nas melhores práticas e técnicas para otimização de performance.
BÔNUS – Website Grade
Essa ferramenta da Hubspot, não somente faz a análise da performance do seu site como também de responsividade, SEO e segurança. Oferecendo um relatório geral do que pode ser melhorado tecnicamente em seu site WordPress.
Conclusão
Como dito anteriormente, existem muitas ferramentas de análise de performance para WordPress, cada uma com seu diferencial. No fim das contas, com tantas ferramentas disponíveis fáceis de usar fica a pergunta: O que é mais importante, descobrir como analisar a performance ou solucionar os possíveis problemas? Ambos os pontos são importantes, antes de consertar algo é necessário saber o que está quebrado, é isso que a análise faz. E para solucionar o problema, muitas dessas ferramentas dão ótimas sugestões, comece a aplicá-las hoje mesmo.