Vivemos em uma comunidade global e a tecnologia de hospedagem tradicional não acompanham mais as demandas de websites. Usar uma CDN é melhor, porque assim você tem um servidor de borda sempre perto do seu usuário.
O que faz do CDN melhor
Cada vez mais a internet tem mais conteúdo com mais multimídia, uma enxurrada de imagens, áudios e vídeos. Com as CDNs, a maior parte dessa carga dos websites não fica trafegando diretamente do servidor principal. Isso representa muita economia de host, tráfego e computacional.
Tráfego
No Brasil, este é um dos itens mais caros da infra de um site. Também é um dos primeiros gargalos quando ocorre um pico de visitação, já que a maioria dos provedores de hospedagem limita a largura de banda disponível para cada cliente.
Com o uso de uma CDN o tráfego de usuários no servidor principal em um dia comum, chega a cair 97%. Já em um dia mais agitado, a queda pode ser ainda maior. Isso significa mais qualidade de navegação para o usuário e economia de hospedagem para o dono do site. Sem falar que reduz para zero o risco de queda do site por excesso de acessos simultâneos.
Page Views
A CDN não influencia na análise de ferramentas como o Google Analytics, Semrush ou outros. Porém é perceptível o aumento na navegação, uma vez que o conteúdo chega mais rápido por estar em um servidor de cache da CDN.
Requisições
Esta é a principal responsável pela carga na sua infraestrutura. Dependendo da página, ela pode conter centenas de requisições: imagens, banners, conexão ao banco, formulário. Cada um desses itens equivale a uma requisição e cada requisição consome recursos computacionais para ser atendida. Por este motivo uma página, mesmo com pouca visitação, pode ficar “pesada” e demorar um tempo considerável para carregar.
Com a CDN, os itens da página ficam em cache e a requisição feita, não será buscada diretamente no servidor de origem.
Conclusão
Os dois principais atributos de uma CDN sobre um provedor de hospedagem tradicional são: o fato de não extrapolar os limites de tráfego e de hardware da hospedagem, evitando a queda do site. O outro atributo é a economia, menos consumo de banda e recursos de hardware significa pagar menos.
Espero que tenha gostado do post. Por favor compartilhe e siga a Apiki nas redes sociais