Atualização do WordPress, como proceder?

Qual foi a última vez que você fez a atualização do WordPress? Correu tudo bem? Quais cuidados que você tomou? Conheça algumas ações que podem te ajudar.

destaque-atualizacao-do-wordpress
Seus amigos merecem saber desse conteúdo?

Não é incomum encontrar em alguns fóruns alguém reclamando que a atualização do WordPress não tenha dado certo. Qual foi a última vez que você atualizou seu WP? Correu tudo bem? Quais cuidados você tomou? Da mesma forma que é importante manter a instalação do WordPress atualizada, também é muito importante tomar alguns cuidados na hora de instalá-lo.

O que fazer antes da atualização do WordPress?

Basicamente uma atualização do WordPress é como uma instalação, você vai tirar o velho e colocar o novo em seu lugar. Dicas básicas como verificar os requisitos e tudo mais que se deve fazer antes de instalar o WP,  podem te auxiliar, uma vez que seguem uma linha de processos.

Só o Backup salva

Não se esqueça dessa parte tão importante do processo. Mantenha uma cópia de segurança no caso de acontecer algo desagradável.

“O apressado come cru”

atualizacao-do-wordpressDe que adianta seu core estar todo atualizado se todas as aplicações que estão diretamente ligadas ao WordPress não respondem ou não acompanham a versão mais nova da plataforma? Não atualize o core do WordPress assim que sair uma nova versão, inclusive é recomendável que se desligue a atualização automática do WP. Plugins e o próprio tema podem parar de funcionar ou apresentar mau funcionamento caso ainda não tenham recebido uma atualização que acompanhe a plataforma. Sendo assim, uma das principais preocupações é que, não é só o WordPress que será atualizado, toda sua base de recursos também deve acompanhar.

Na hora de subir a instalação/atualização

O WordPress.org tem uma ótima postagem sobre atualização manual em três passos que pode ser bastante útil na hora de instalar e subir a nova versão. Eu recomendo muito.

Suporte

Acompanhe o suporte do WP, do tema e dos seus plugins. De tempos em tempos pode acontecer que um dos plugins que você usa, pode não receber mais atualizações, são coisas da vida. Uma das vantagens do WordPress é que com um repositório tão grande de plugins, você possivelmente encontrará outro que execute a mesma função. Caso não encontre, a plataforma permite que você crie seu próprio plugin do zero

Mantenha-se informado

Além do próprio WordPress.org, existem inúmeros blogs que mantém assiduamente postagens de conteúdo referentes às inovações do WordPress. Nós do blog da Apiki temos uma categoria só para os lançamentos de novas versões. Toda vez que sai uma nova atualização do WordPress, criamos uma série de artigos contendo as principais novidades implementadas no core.

Espero que a postagem tenha ajudado. Deixe seu comentário.