O que é e como funciona a Let’s Encrypt você aprende aqui.
O uso de Certificados Digitais SSL em sites era regra e comumente utilizado em instituições financeiras e e-commerce, por exemplo.
Vários tipos de certificados foram colocados a disposição. Era necessário um investimento anual e por conseguinte uma renovação a cada ano junto a certificadora.
Estamos em 2017 e muita coisa mudou. Todo e qualquer tipo de site vai adotar o uso do SSL, será regra. Sites institucionais, blogs e portais vão integrar a lista dos tipos de sites anteriormente citados.
A Let’s Encrypt, uma Certificadora digital e gratuita, está contribuindo com a disponibilização de Certificado Digital SSL gratuitamente. É um benefício a mais e um investimento a menos para os donos de sites.
Os tipos de Certificados Digitais SSL
Há vários tipos de certificados de segurança e isso acaba sendo um dificultador na hora de escolher qual usar. Sua escolha deve ser embasada nos critérios de segurança e benefícios de cada tipo. Vamos conhecer alguns:
- Shared Certificate (Certificado Compartilhado);
- Domain Validated Certificate (Certificado de Domínio Validado);
- Organization Validated Certificate (Certificado de Empresa Validada);
- Extended Validation Certificate (Certificado de Validação Estendida);
- Wildcard Certificate (Certificado Curinga);
- Multi-Domain Certificate (Certiticado Multi-Domínios).
O tipo de certificado disponibilizado pela Let’s Encrypt é o Domain Validated Certificate (Certificado de Domínio Validado).
Let’s Encrypt
A Let’s Encrypt é uma Autoridade Certificadora gratuita e automatizada. Ela eliminou diversos processos envolvidos nos tipos de certificados SSL como a criação, validação, assinatura, instalação e renovação.
O projeto é mantido através de campanhas de crowdfunding que ajudam custear toda a operação. Além disso há renomadas empresas por trás da iniciativa como Mozilla, Cisco, Facebook, Google Chrome, Shopify e várias outras.
Como funciona a Let’s Encrypt
Com a tecnologia desta Autoridade Certificadora é possível executar diversos processos sem nenhuma intervenção humana. É simples, prático, rápido e sem burocracia.
Basicamente é preciso compreender dois processos:
- Comprovar à Autoridade Certificadora, leia-se Let’s Encrypt, que o servidor web hospeda o domínio em questão;
- Requisitar, renovar ou cancelar certificados para o referido domínio.
O domínio é comprovado a Let’s Encrypt através de dois possíveis métodos:
- Registrar uma entrada DNS para o domínio;
- Disponibilizar um recurso disponível via HTTP.
Toda a interação e mais detalhes técnico e fluxo do funcionamento da Let’s Encrypt está disponível na página, em inglês.
Compatibilidade
A lista de plataformas que suportam o certificado digital SSL gratuito da Let’s Encrypt é um fator importante de ser analisado.
A quantidade é considerável e nos garante uma adoção segura e confortável do certificado oferecido. Ferramentas como a SSL Labs’ Server Test nos permite validar o certificado SSL em uso.
A lista abaixo são das plataformas com conhecido suporte ao certificado da Let’s Encrypt:
- Mozilla Firefox >= v2.0
- Google Chrome
- Internet Explorer on Windows XP SP3 and higher
- Microsoft Edge
- Android OS >= v2.3.6
- Safari >= v4.0 on macOS
- Safari on iOS >= v3.1
- Debian Linux >= v6
- Ubuntu Linux >= v12.04
- NSS Library >= v3.11.9
- Amazon FireOS (Silk Browser)
- Cyanogen > v10
- Jolla Sailfish OS > v1.1.2.16
- Kindle > v3.4.1
- Java 7 >= 7u111
- Java 8 >= 8u101
Considere a implementação imediata de um certificado digital SSL da Let’s Encrypt ou não. Mas não considere ficar sem o HTTPS por questão de segurança, marketing e credibilidade da sua marca.