Início » Infra para WordPress » Uma rede CDN é segura, você pode confiar
Infra para WordPress

Uma rede CDN é segura, você pode confiar

Segurança nunca é demais e ter certeza que uma rede CDN é segura pode ser o primeiro passo para considerar a sua implementação.
Escrito Por Leandro Vieira em março de 2017 /4 min de leitura
Conteúdo escrito por humano
Como uma CDN melhora a performance

Segurança nunca é demais e ter certeza que uma rede CDN é segura pode ser o primeiro passo para considerar a sua implementação.

Porque uma rede CDN é segura para seu site

Vamos dar uma geral em todas as ferramentas e dispositivos disponíveis por uma CDN para manter seus usuários seguros.

Para começar uma rede CDN pode fornecer segurança adicional. Como todo o tráfego do website passa pela rede da CDN, é nos servidores de borda da CDN que serão mitigados ataques DDoS. Funciona como uma primeira barreira, impedindo os possíveis ataques antes mesmo que cheguem ao servidor.

TLS/SSL e HTTP/2

Seguindo adiante e indo mais a fundo, as CDNs oferecem o uso de TLS/SSL e HTTP/2. O TLS (Transport Layer Security) é um protocolo criptográfico com o objetivo de oferecer segurança para a comunicação entre serviços como email (SMTP), navegação por páginas (HTTP) e outros tipos de transferência de dados na Internet.

CDN é seguraO HTTP/2 tem uma série de vantagens sobre o HTTP/1.1. Usa multiplexação (abre uma única conexão para baixar múltiplos arquivos), nele as requisições e respostas são paralelas e assíncronas: seu navegador pede vários arquivos ao mesmo tempo e recebe-os assim que eles estiverem prontos, na mesma conexão. Isso assegura desempenho muito superior ao do HTTP/1.1.

Também utiliza o que se chama de “server push”, que trata de forma diferenciada as chamadas a elementos externos, como arquivos CSS e JavaScript.

No HTTP/1.1, seu navegador precisa primeiro solicitar a página, ler o código-fonte em HTML, entender que há chamadas para elementos externos e somente então solicitar esses elementos.

No HTTP/2, o servidor poderá mandar esses elementos antes do seu navegador solicitar. Quando o navegador precisa desses arquivos para renderizar a página, eles já estarão no computador.

E, finalmente, a última diferença está nos cabeçalhos, que o HTTP/2 comprime em um formato chamado HPACK.

Quando o navegador solicita um arquivo é necessário baixar o cabeçalho desse arquivo. Geralmente, um cabeçalho não passa de 1 KB, mas isso não escala muito bem. Com a compressão no cabeçalho, o uso de dados será menor e as páginas serão renderizadas mais rápido.

As CDNs e os SSLs

Normalmente as CDNs possuem ao menos duas opções de SSL – compartilhado gratuito ou privado e pago.

Com SSL você assegura a criptografia entre seus usuários, a CDN e o seu servidor de origem no modelo privado.

A opção compartilhada pode ser muito interessante para sites de menor porte. Ela economiza o custo do certificado, o trabalho e custos adicionais para aquisição e instalação.

Além do benefício direto que o SSL proporciona, também existem outros dois benefícios importantes que devem ser destacados.

Marketshare dos navegadores de internetGoogle anunciou que o uso de SSL é um dos fatores considerados para o rankeamento de um site. E recentemente o Google foi além e anunciou que, a partir de Janeiro de 2017, todos os sites que não utilizam SSL serão exibidos com um alerta de segurança no navegador Google Chrome.

Quase 60% da internet utiliza o Chrome, no Brasil essa marca chega a ser maior. Ou seja, quem não tiver o site preparado com SSL, está prestes a ser classificado como “inseguro”.

Conclusão

A internet não para de evoluir e como podemos perceber ela caminha principalmente para ficar mais segura.

Uma rede CDN é segura porque apoia os novos preceitos da web. Ela certamente está preparada para os novos protocolos e medidas de segurança da internet.

GoCache - CDN de última geração

Leandro Vieira

Uma das grandes referências de WordPress no Brasil, entusiasta e evangelista da plataforma. Fundador e CEO da Apiki, empresa especializada no desenvolvimento web com WordPress.
Qual nota você da para este artigo?
Ruim

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Excelente
Artigos Relacionados

Redesign de blogs para leitores mobile de forma simples

Construa seu site WordPress sob medida com os maiores especialistas em WordPress da America Latina
Conheça a Apiki

Faça um comentário
Cadastre-se rápido

Fazer Login