Quando falamos de redes sociais, a primeira palavra que nos vem à cabeça é Facebook, o que não está errado, mas de certa forma é um pouco limitado. O universo das mídias digitais é imenso e temos muitas possibilidades. Na internet temos redes sociais para todos os tipos dentro das mídias sociais e o que não falta nelas é audiência. Cada uma possui sua forma única de se comunicar, de compartilhar momentos e se expressar, por isso, o ideal é conhecer cada uma delas e escolher a que se encaixa melhor com o perfil da sua empresa.
Diante tanta inovação e a tal mudança da audiência relativamente nova para a internet, é necessário que as empresas invistam nos famosos perfis corporativos como uma forma extremamente eficaz de marketing, divulgação e fortalecimento da marca e já está mais que comprovado que os empreendimentos que apostam nas mídias sociais possuem melhores resultados em suas receitas e lucros, além do crescimento da popularidade de sua marca.
As redes sociais e o mercado
O mercado descobriu que se ele estiver presente nas redes sociais, ele consegue atingir seu público alvo de forma direta e eficaz, porque as pessoas dão mais informações sobre si mesmas para os anunciantes, o custo-benefício é muito menor que as mídias tradicionais. Com isso, as empresas podem estar mais presentes no dia-a-dia dos seus clientes, melhorando a experiência desses clientes com a marca, além do recurso do SAC 2.0, que permite maior rapidez no contato com a empresa e o feedback imediato.
Quando a empresa opta pelo perfil corporativo nas mídias sociais, ela tem a opção de se comunicar de forma mais descontraída e moderna, utilizando de humor e de uma linguagem mais leve, tornando a comunicação entre empresa e cliente mais horizontal, acessível e eficaz.
Em suas fan pages, as empresas podem fazer publicações divertidas e abusar da criatividade, pois esse tipo de linguagem tem poder de viralizar e com isso, alcançar maior número de pessoas. Uma forma rápida, excelente e eficaz de atingir o público-alvo. Tudo isso só é possível com análise, muitas pesquisas e uma pessoa (ou equipe) dedicadas ao gerenciamento de suas redes sociais.
Posicionamento da marca nas mídias sociais
No mundo virtual (e na vida) existe uma coisa chamada relevância e outra chamada posicionamento e quando uma empresa decide estar nas redes sociais e fazer seu marketing de seus serviços e produtos no ambiente virtual, ela adquire o posicionamento nessas mídias sociais. Tanto em sites de buscas, como em redes sociais. Nas redes sociais é preciso pensar em conteúdo. Ou seja, antes de postar algo é preciso saber exatamente o que seu público-alvo gosta e, então, conquistá-lo pelos seus interesses com posts relevantes. E este é apenas o primeiro passo. Dessa forma, entendemos que a relevância se dá com o interesse do seu público pelo que você publica e o posicionamento se dá devido a essa relevância. Quanto mais relevante é o seu conteúdo, melhor posicionado ele fica. Ou seja, o posicionamento é algo essencial para a imagem positiva da empresa. É possível criar uma campanha inteira de marketing e impulsioná-la nas mídias sociais, isso fará com que sua campanha chegue ao máximo de pessoas de uma só vez. Garantindo que a marca sempre esteja próxima ao público, e seja sempre lembrada e reconhecida.
Atendimento ao cliente – SAC 2.0
O famoso SAC agora é SAC 2.0. Ou seja, ele é online e acontece de forma mais pessoal e interativa. Você saberá antes de todo mundo, as necessidades ou dificuldades do seu cliente, assim você poderá resolvê-las e além disso, acertar pontos dentro da sua empresa, descobrir a preferencia do seu público e como ele gosta de ser tratado. E não adianta antecipar-se aos problemas, afinal, eles simplesmente aparecem de onde menos se espera, por isso é tão importante estar nas mídias sociais, porque é lá que o público se manifesta e quanto mais rápido você descobrir o problema, mais fácil será para resolvê-lo.
São muitas as razões para estar no mundo digital. Se sua empresa ainda não tem uma rede social, um site, um blog, está na hora de providenciá-los. As vantagens estão aí, o que sua empresa está esperando?