Sabe aquele componente HTML que você queria alterar dinamicamente seu estilo em uma determinada página do seu site em WordPress? Pois é, seus problemas acabaram, e já faz tempo, viu? Mas talvez você nunca ouviu falar em Body Class.
O que é Body Class?
Body Class é uma Template Tag do WordPress. Uma função que quando utilizada, gera diferentes nomes de classes no atributo class da tag body do HTML, tudo de acordo com a página e/ou a forma como você a está acessando. Body Class, como o próprio nome diz, são as classes a serem geradas e exibidas dentro da tag body do HTML. Não vá inventar moda, ok? 😀
Porquê usar Body Class?
Porque você quer ser um Ninja em WordPress e facilitar a vida do Front-End. Simples assim. Por experiência própria, eles adoram e já contam com essas classes geradas pelo WordPress desde o início e sabem também que caso seja necessário adicionar uma nova classe, não será nenhum problema.
Obs: se você é um Front-End Developer e não conhecia essa funcionalidade do WordPress, passará a adora-la a partir de agora!
Quando usar Body Class?
Sempre! Não espere o Front-End pedir. Flexibilize. Maximize as possibilidades de customização.
Como usar Body Class?
Tudo que você tem que fazer é inserir a função body_class dentro da tag body do HTML. Geralmente, no arquivo header.php do seu tema.
<body <?php body_class(); ?>>
Você pode conferir alguns modelos padrão gerados automaticamente pelo WordPress através da função body_class.
Alguns exemplos:
- .home (para a página home);
- .page-id-{id} (para a página com um ID definido);
- .logged-in (para quando o usuário está logado na página);
Se você quiser adicionar uma classe customizada na tag body, faça assim:
<body <?php body_class( 'apiki' ); ?>>
Se você quiser adicionar mais de uma classe customizada na tag body, informe as classes no formato de string, separando por um espaço:
<body <?php body_class( 'apiki wordpress ninjas' ); ?>>
Ou você pode inserir através de elementos em um array:
<body <?php body_class( array( 'apiki', 'wordpress', 'ninjas' ) ); ?>>
Além das classes padrão geradas pelo WordPress, serão exibidas também todas as classes customizadas passadas como parâmetro.
E tem mais, você pode filtrar as classes a serem exibidas através da função body_class e gerenciá-las de acordo com a sua necessidade.