Ao migrar WordPress para outro servidor é preciso se atentar às considerações antes e depois desse processo. Validar o trabalho realizado é ter garantia que tudo ocorreu como esperado e que podemos seguir para o próximo desafio dando a missão como cumprida.
Possíveis problemas ao migrar WordPress para outro servidor
Quando migramos de um servidor para outro podemos nos deparar com algumas dificuldades. Elas, na maioria das vezes, estão relacionadas às diferenças de versões de software, configurações diferentes e até esquecimentos de alguns processos requeridos ao migrar WordPress para outro servidor.
Algumas situações são clássicas e o que devemos fazer é diagnosticar o problema para em seguida ver ações relacionadas à situação para resolvermos.
Erro 404, página não encontrada, ao migrar WordPress para outro servidor
Quando esse erro acontece logo deduzimos que o servidor não está interpretando as URLs amigáveis. A falta do arquivo .htaccess, ou as diretivas relacionadas, bem como a falta de suporte ao módulo do Apache requerido podem ser as causas.
Considere analisar a existência do arquivo .htaccess no novo servidor e em positivo verifique se a regra padrão do WordPress está presente. Se ainda não resolver, verifique a disponibilidade do mod_rewrite do Apache e sua configuração.
Perda de arquivos de imagens e similares após a propagação do DNS
A propagação completa do DNS pode levar, em alguns casos, até 48h. Quando a propagação está completa temos a certeza que todos os arquivos estão sendo entregues pelo novo servidor.
Se a perda de arquivos for percebida é provável que alguma coisa tenha ficado para trás. Antes os arquivos eram exibidos, ou baixados, por que ainda refletia ao servidor antigo e com a propagação completa do DNS isso deixou de acontecer. Analise os arquivos, sua localização, e recorra ao backup para trazê-los de volta.
Problema de conexão com o banco de dados
Ao migrar WordPress para outro servidor é comum que as informações, a forma de uso e o padrão de autenticação ao banco de dados sejam diferentes. Consulte o servidor e veja como proceder, o erro mais clássico é o padrão do host. Alguns utilizam localhost, outros um endereço de IP, outros um hostname.
E tenha certeza também que o nome do banco de dados está correto, assim como o nome de usuário e senha e as permissões desse usuário à base de dados em questão.
Tela branca, e nada mais
Migrar o WordPress para um novo servidor e se deparar com uma tela branca é frustante e difícil de imaginar o que pode ter acontecido. As possibilidades são diversas e às vezes até inimagináveis.
Considere ativar o mecanismo de debug do WordPress e force os erros a serem printados na tela. Isso lhe ajudará a obter informações e pistas do erro para saber onde e como atuar. É muito comum acontecer um erro Fatal error do PHP e por conseguinte paralisar a execução do script.
O debug do WordPress ou do PHP, bem como os logs de erros do servidor, lhe ajudarão a identificar a causa da tela branca e você saberá exatamente o que está causando a exibição da frustante interface.
Revisões de segurança ao migrar WordPress para outro servidor
Após a migração considere analisar o WordPress, seus plugins e temas através de um escaneamento do WPScan e atue nas ocorrências apontadas. Alguns servidores bloqueiam o site caso ele apresente malwares, por exemplo, e liberam o acesso novamente somente após a correção.
Além de uma passar uma imagem ruim para a empresa, os mecanismos de buscas também podem lhe penalizar, os navegadores de internet advertirem os usuários que estão acessando o site e soluções de marketing, como AdWords, paralisar as campanhas que levam tráfego para o site.
Segurança para WordPress
Migrar WordPress para outro servidor é uma oportunidade para revisar também a segurança da aplicação. A iniciativa WordPress Seguro disponibilizou um guia prático com dicas de segurança para WordPress e artigos educativos sobre o assunto. Considere aplicar as regras e mantenha sua instalação segura no novo servidor.