Em muitos casos em nossos projetos é necessário utilizar alguma library de JavaScript como: jQuery, jQuery UI, Backbone JS ou Masonry e a maneira mais comum para a inclusão desses arquivos é simplesmente baixar o arquivo e colocá-lo disponível em sua pasta de assets.
Quando estamos trabalhando com o WordPress existem maneiras práticas e funcionais para gerenciar os arquivos de JavaScript. Além disso ainda é possível utilizar libraries JS padrões que o próprio WordPress disponibiliza como dependência do seu projeto.
Incluindo arquivos de JS via código
Utilizaremos a função wp_enqueue_script para incluir arquivos de JS em nosso site, veja abaixo os parâmetros aceitos pela função:
-
- $handle – Nome de identificação do script. Normalmente nos nomes utilizamos uma palavra-chave sem caracteres especiais e substituímos os espaços por traços (-), exempo: meu-primeiro-script;
-
- $src – URL do script, exemplo: http://example.com/wp-content/themes/my-theme/my-theme-script.js;
-
- $deps – Dependências do script;
- $ver – Número da versão do script;
- $in_footer – Flag utilizada para incluir o arquivo no footer (antes do fechamento da tag </body>) ou no header.
É aconselhável que você utilize essa função nos hooks wp_enqueue_scripts para scritps inseridos no site ou admin_enqueue_scripts para scripts inseridos na administração, veja um exemplo:
<?php add_action( 'wp_enqueue_scripts', 'meus_scripts' ); function meus_scripts() { wp_enqueue_script( 'meu-primeiro-script', get_stylesheet_directory_uri() . '/assets/script.js', array( 'jquery', 'jquery-ui-datepicker' ) '2.0.1', true ); }
Na maioria dos casos considere utilizar o parâmetro $in_footer (ultimo parâmetro) como true, isso evita carregamento de scripts na tag <head> que sejam bloqueantes para o desempenho do site.
Libraries JS Padrões
Como já vimos anteriormente na função wp_enqueue_script, o parâmetro $deps (terceiro parâmetro) é utilizado para dependências, ou seja, quais arquivos ou libraries são necessárias para que seu script funcione normalmente. Existe uma lista de diversas libraries JS que o próprio WordPress já disponibiliza em seu repositório, dessa forma você pode inclui-los como dependências sem a necessidade de baixa-los.
Faça um bom aproveito desse recurso do WordPress, utilize sempre que possível as libraries JS padrões já registradas.