WordPress 4.8 editor. As melhorias e os preparativos para os avanços

O WordPress 4.8 editor. Conheças as melhorias no editor desta versão e os preparativos para a chegada do Gutenberg ainda em 2017.

Em 2017 estava prevista a chegada do novo editor do WordPress. A versão 4.8 trouxe melhorias e um deu passo importante e necessário para esse advento.

As melhorias no editor do WordPress 4.8 não são tão percebidas visualmente. Mas é preciso saber a respeito e os avanços que serão permitidos através delas.

Em resumo foram três progressos:

  1. Suporte aos navegadores de internet;
  2. Melhorias no “link boundaries”;
  3. Estruturação para a chegada do Gutenberg.

Sobre o suporte aos navegadores de internet

Manter a retrocompatibilidade com os browsers antigos é um desafio e esforço colossal. Em alguns cenários isso impede o avanço e implementação de novas tecnologias.

As versões mais antigas do Internet Explorer sempre foram travas para as equipes de desenvolvimento de qualquer plataforma.

A partir da versão 4.8 do WordPress, o suporte às versões do IE 8, 9 e 10 será interrompido. A Microsoft, inclusive, fez o mesmo em janeiro de 2016.

A cada versão e novos recursos implementados, o WordPress usa mais a linguagem JavaScript. Os navegadores de internet modernos tem suporte mais completo à linguagem e permitem o avanço e uso das novas possibilidades.

É claro que você conseguirá acessar o Painel do WordPress fazendo uso do Internet Explorer 8, 9 e 10. No entanto, as possibilidades para essas versões serão limitadas.

Os usuários que acessarem o WordPress com essas versões, serão apresentadas ao Browser Happy, um serviço que lhes auxilia na escolha e troca de um browser mais moderno.

Interface do site Browser Happy

Sobre as melhorias no “link boundaries”

Imagine o seguinte cenário: você está trabalhando em um texto no editor do WordPress. Então você aplica um link em parte desse texto. Daí, resolve alterar parte desse texto que está com o link aplicado.

A experiência com essa funcionalidade é frustrante. Sabemos que links são aplicados a todo momento, logo a insatisfação é frequente.

Link boundarie é uma melhoria no editor do WordPress 4.8 e as imagens abaixo explicarão facilmente a funcionalidade dele. A primeira imagem é da versão 4.7 do WP, a segunda é da versão 4.8.

Exemplo de link boundarie no WordPress 4.7
Exemplo de link boundarie no WordPress 4.7
Exemplo de link boundarie com uma melhoria no editor do WordPress 4.8
Exemplo de link boundarie com uma melhoria no editor do WordPress 4.8

(Crédito das imagens https://www.codeinwp.com/blog/wordpress-4-8.)

Sobre a estruturação para a chegada do Gutenberg

Exemplo de interface do Gutenberg, o novo editor do WordPress

Ainda em 2017 conheceremos o novo editor do WordPress. Essa é uma das grandes metas para este ano.

Antes da sua chegada, porém, a plataforma precisa se reestruturar, uma vez que a mudança será grande. Tanto em questão de códigos, suporte de plugins e, principalmente, experiência de escrita.

O projeto está em desenvolvimento e é chamado de Gutenberg. O CMS mais popular da atualidade deixará de fazer uso do TinyMCE e terá uma estrutura blocada.

Para matar a curiosidade e saber o que teremos brevemente na plataforma, visualize os mockups do novo editor do WordPress.