Os novos widgets no WordPress 4.8

O WordPress 4.8 trouxe consigo novos widgets para tornar a experiência de gestão de conteúdo ainda mais prática, dinâmica e rica.

O WordPress 4.8 nos trouxe novos widgets para tornar a experiência de gestão de conteúdo ainda mais prática e dinâmica.

Os widgets no WP sempre foram recursos que potencializaram a plataforma. Inicialmente eram utilizados só nas laterais de sites e blogs, mas hoje são usados em todos os locais possíveis.

Com essa dinâmica estrutural, os temas WordPress ficaram ainda mais flexíveis combinados com widgets nas laterais, no rodapé, no centro de páginas (relevantes para o projeto), landing pages e até em cabeçalhos.

Esses novos widgets são um novo grande marco aos componentes do WP. Os widgets chegaram na plataforma em 2007, na versão 2.2. Dois anos depois, na versão 2.8, a estrutura deles foi reformulada com a classe WP_Widget. Outros dois marcos aconteceram nas versões 3.4 e 3.5

O que são widgets no WordPress?

Talvez você não esteja familiarizado ao termo. Por isso, antes de falarmos sobre os novos widgets no WordPress 4.8, vamos entender melhor esse recurso.

Acesso a interface de Widgets do WordPress no menuEntenda widgets como componentes utilizados para a interação com os usuários. As possibilidades de interação são diversas, seja com os widgets padrão do WP ou com os adicionados por plugins para integração com sistemas externos.

Os widgets são geridos através do menu Aparência > Widgets. Nessa interface há todos os widgets disponíveis, bem como todas as áreas disponíveis onde eles podem ser arrastados e configurados.

WordPress 4.8 e os novos widgets

A recém lançada versão 4.8 do CMS mais popular do mundo, trouxe novos widgets e reformulou outros para modernizá-los.

Widgets de mídia foram implementados para melhor gestão de arquivos de imagem, vídeo e áudio nesses componentes. O polivalente widget de texto ficou mais poderoso. O widget de tag cloud foi revisto e o widget que exibe eventos do WordPress próximo à você, te conectará ao evento mais perto da sua localização.

Os widgets de mídia

São três novos widgets para imagem, vídeo e áudio. Um novo marco para a estrutura de widgets na plataforma, que agora faz uso e interage com a REST API. Uma base sólida para suportar novas adições de componentes no futuro e abrir as portas para integração mais dinâmicas.

O widget de imagem

WordPress 4.8 Widgets: widget de imagem

O novo widget “Imagem” tem a função de exibir uma imagem. Ele é integrado à biblioteca de mídia. A imagem é exibida em conjunto com um título e há todas as opções de imagem oferecidas pela plataforma.

O widget de vídeo

WordPress 4.8 Widgets: widget de vídeo

O novo widget “Vídeos” mostra um vídeo da biblioteca de mídia ou a partir de um URL externo como do YouTube, Vimeo ou similar.

O widget de áudio

WordPress 4.8 Widgets: widget de vídeo WordPress 4.8 Widgets: widget de áudio

O novo widget “Áudios”, assim como o vídeo, mostra um reprodutor de áudio a partir de um arquivo da biblioteca de mídia ou a partir de um URL externo.

O widget de texto no WordPress 4.8

Ele não é novo, mas eu ousaria dizer que o widget “Texto” é um dos mais utilizados em instalações WordPress. Isso se dá em função da sua versatilidade.

Ele sempre foi muito utilizado para exibir textos diversos, mostrar elementos de mídia, como imagens, vídeos e áudios (o que não é mais necessário em função dos novos widgets de mídia), colar scripts diversos e por aí vai.

A partir da versão 4.8 do WordPress, o widget “Texto” ganhou a adição do TinyMCE e, assim, passou a ter um editor para formatação dos textos. Antes isso somente era possível para quem conhecia HTML.

As opções de formatações são limitadas: negrito, itálico, lista ordenada ou não ordenada e links. Mas é o necessário na maioria dos casos para as informações dispostas nesse componente.

Interface do widget "Texto" no WordPress 4.8

O novo widget “Novidades e eventos do WordPress”

As informações dispostas no Painel do WordPress são feitas através de widgets. Um deles sempre exibiu as novidades sobre a plataforma. Esse widget agora se chama “Novidades e eventos do WordPress”.

Além das tradicionais “Novidades”, são exibidos eventos da comunidade do WordPress próximos a localização do usuário logado no painel.

Os eventos consultados são os MeetupsWordCamps – participei do último WordCamp em Porto Alegre, confira como foi. É possível também alterar a cidade e visualizar os eventos próximos à ela e, assim, desconsiderar a cidade da sua localização atual.

Interface do widget "Novidades e eventos" no WordPress 4.8

Conclusão

Os novos widgets da versão 4.8 do WordPress trazem dois grandes avanços. Um focado em melhor a experiência dos usuários em gerir e apresentar ao seu público elementos avançados de mídia. Outro em reestruturar seu core para uma maior facilidade e possibilidades de incrementos futuros.

Novos widgets de mídia certamente surgirão no futuro, como componentes para exibirem galerias de fotos, playlists de vídeo ou áudio. Seja através do próprio core ou via plugins.