O conceito de hospedagem compartilhada de sites se define com a distribuição dos recursos de um servidor para vários clientes que a utilizam.
Há vários tipos de hospedagem e cada projeto web tem suas exigências e particularidades.
A hospedagem compartilhada de sites é a mais popular do mundo.
Ao compartilhar recursos, é importante que todos os sites hospedados no mesmo servidor tenham boa reputação, uso e ciência que alguns cenários podem prejudicar o “vizinho”.
Os três agentes da hospedagem compartilhada de sites segura
A segurança do WordPress requer, também, uma combinação de três agentes para sua eficácia em servidores.
Sem essa tríade bem alinhada, a hospedagem compartilhada de sites pode comprometer a segurança do seu site.
Os três agentes são:
- Servidor;
- Aplicação;
- Usuário.
Como o servidor impacta a segurança
Quando ele não te protege das ameaças externas e não contribui para a estabilidade interna.
O servidor utilizado para servir os clientes que usam hospedagem compartilhada de sites precisa ser pensado, configurado e monitorado para o bem coletivo.
Configurações de segurança precisam ser definidas para proteger os habitantes do servidor de ameaças externas e contribuir para a estabilidade interna.
Servidores são excessivamente atacados por diversas questões externas. Ataques DDoS, bots diversos, tentativas de invasão e vários outros tipos.
Esses ataques, em sua grande maioria, são robotizados e não direcionados. E quando detectam algum sucesso intensificam a oportunidade.
A devida proteção externa garante estabilidade interna.
Mas é possível ir além e fazer um pouco para os sites hospedados e ajuda-los com configurações de infra para aprimorar a segurança.
As configurações são variadas, por exemplo: proibir o uso de funções PHP que executam comandos Shell; manter o sistema operacional e bibliotecas atualizadas; analisar e detectar na ponta os incidentes de malwares, spam e a lista continua.
Como a aplicação prejudica todo o meio
Cada acesso ao seu site, executa vários processos do WordPress. Quando eles não são bem escritos exigem mais processamento do servidor.
Sites com grandes audiências – muitos acessos simultâneos e alguns milhares de visitantes mensais – não devem ficar em hospedagem compartilhada de sites.
Ele não terá bom desempenho e vai prejudicar todos os sites hospedados na mesma máquina.
Quando o assunto é segurança o comprometimento é ainda maior.
Plugins WordPress, ou configurações mal feitas, podem abrir brechas no servidor e facilitar o ataque e a injeção de códigos maliciosos.
Alguns ataques e códigos prejudicam somente o site em questão, outros conseguem chegar ao servidor e atingir o vizinho ao lado.
Como os sites da hospedagem compartilhada de sites utilizam o mesmo endereço IP, isso acaba negativando toda a base em diversos cenários.
Inclusive em otimização para mecanismo de busca e prejudicando os recebimentos dos e-mails marketing enviados.
Como os usuários nada ajudam com a segurança
Com o uso de senhas fracas.
Usar senhas fracas é a maior agressividade de segurança que os usuários cometem contra o WordPress e o servidor onde está hospedado.
Senhas fracas facilitam ataques de força bruta e por conseguinte o acesso com privilégios administrativos ao painel do site.
Efetuar o login em computadores públicos e não realizar o logout, possibilita um acesso maldoso ou a cópia de informações.
O WordPress, na página “Editar meu perfil”, possibilita o logout remoto.
A plataforma a cada nova versão disponibiliza recursos para ajudar o usuário final com a sua segurança.
Esses recursos ajudará a aplicação, o servidor que a hospeda e seus vizinhos quando a hospedagem compartilhada é utilizada.
Os problemas que uma hospedagem compartilhada de sites pode causar
Se o servidor não estiver bem configurado e protegido de ameaças externas causa problemas de segurança e instabilidade.
Quando o servidor não monitora os sites hospedados permite a manutenção e execução de códigos maliciosos.
Se o serviço de hospedagem para WordPress não resolve os problemas de segurança ajudando e atuando no site do usuário, prejudica toda a base.
O endereço de IP do servidor pode ficar negativado e prejudicar os sites que o utilizam em cenários de confiabilidade e autoridade de marketing.
Spam ou a prática de Black HAT SEO podem ser executados, mesmo sem o consentimento dos usuários.
Os problemas que uma hospedagem compartilhada pode causar são diversos. Mas em função do custo, é a mais utilizada no mundo e continuará a ser por bons anos ainda.
Recomendo conhecer e analisar práticas de segurança que está adotando e como o serviço de hospedagem compartilhada pode te auxiliar.