Manter um site seguro é uma tarefa que deve ser realizada continuamente. Neste post organizei 15 dicas de segurança para WordPress em vídeo e com leitura complementar sobre cada tópico para você ir mais a fundo sobre o assunto.
Se você considerar o estudo e compreensão de cada dica por dia e descansar no final de semana, em três semanas você terá sua instalação WP mais protegida e com significativas proteção para manter seu site seguro.
As 15 dicas para deixar seu site seguro
O vídeo de cada dica de segurança para seu site é rápido e bem objetivo. Mas considere a leitura complementar para você ir além com a implementação e informações mais detalhadas. Ambos poderão contribuir para a segurança do seu site.
As 15 dicas são:
- Validação de dados no WordPress;
- Ataque de força bruta;
- Analisar os plugins;
- Chaves de segurança;
- DISALLOW_FILE_EDIT E DISALLOW_FILE_MODS;
- SQL Injection;
- Backdoors;
- NONCES e CSRF;
- O não uso do prefixo “wp_”;
- Listagem dos diretórios;
- WPScan;
- Gestão do banco de dados;
- Senhas fortes;
- Full Path Disclosure;
- Versão do WordPress e atualizações.
Dica #1: Validação de dados no WordPress
É impossível garantir um site seguro em WordPress sem a devida tratativa sobre a validação de dados captados dos usuários.
Leituras complementares:
- A importância da validação de dados para a segurança no WordPress
- As funções mais utilizadas no WordPress para validação de dados
Dica #2: Ataque de força bruta
Aprenda sobre o ataque de força bruta e saiba como evitá-lo para deixar seu site seguro.
Leitura complementar:
Dica #3: Analisar os plugins
A quantidade de plugins WordPress disponíveis cresce a cada dia. É necessário saber analisar os aspectos de segurança de plugins WordPress.
Leitura complementar:
Dica #4: Chaves de segurança
Conheça, em detalhes, as particularidades das chaves de segurança do WordPress.
Leitura complementar:
Dica #5: DISALLOW_FILE_EDIT e DISALLOW_FILE_MODS
Qual utilizar DISALLOW_FILE_EDIT ou DISALLOW_FILE_MODS? Conheça a diferença entre as constantes e deixe seu site seguro.
Leitura complementar:
DICA #6: SQL Injection
Aprenda sobre SQL Injection no WordPress. Como evitar e ficar livre dessa brecha no core da plataforma e em seus plugins.
Leitura complementar:
Dica #7: Backdoors
Saiba como identificar, localizar e evitar os backdoors e códigos maliciosos em instalações WordPress de uma vez por todas e fique livre dessas ameaças.
Leitura complementar
Dica #8: NONCES e CSRF
Conheça e faça uso do WordPress Nonces para garantir segurança para WordPress, evitando ataques do tipo CSRF e protegendo suas informações.
Leitura complementar:
Dica #9: O não uso do prefixo “wp_”
Aprender como alterar o prefixo da tabela de banco de dados do WP ajuda a preservar a segurança de seu site e evitar ataques de SQL Injection.
Leitura complementar:
Dica #10: Listagem dos diretórios
Considere desabilitar a listagem de diretório no WordPress por maior privacidade e segurança. Entenda e aprenda como fazer.
Leitura complementar:
Dica #11: WPScan
WPScan é um software de teste de caixa-preta para escanear possíveis vulnerabilidades em instalações WordPress e seus complementos.
Leitura complementar:
Dica #12: Gestão do banco de dados
O banco de dados do WordPress armazena as informações mais importantes e sensíveis do seu negócio. Considere políticas de segurança e proteção aos dados.
Leitura complementar:
Dica #13: Senhas seguras
Senhas fortes são vitais. A versão 4.3 do WordPress redefiniu sua política de senha e interação do usuário para com ela e incentiva o uso de senhas fortes.
Leitura complementar:
Dica #14: Full Path Disclosure
Full Path Disclosure (FPD) no WordPress é muito comum. É importante você tomar conhecimento sobre essa vulnerabilidade e assim evitá-la para manter seu WordPress Seguro.
Leitura complementar
Dica #15: Versão do WordPress e atualizações
Praticamente 60% das instalações WordPress estão desatualizadas. O número é alarmante uma vez que manter o WP em sua última versão é garantir o uso de um software com as mais recentes correções de bug, segurança e claro, desfrutar de novos recursos.
Leitura complementar
Conclusão
Você precisa implementar essas dicas de segurança para WordPress. Considere também conhecer outras informações a respeito e utilizá-las ao seu favor. Acate tudo o que for possível para implementar em seu WP e poder afirmar categoricamente que seu site é seguro.
É muito importante ter ciência de que além da implementação é preciso revisar com regularidade e definir um processo de segurança para todas as páginas.
O trabalho de segurança é contínuo.