Início » Infra para WordPress » Docker
Infra para WordPress

Docker

Docker containers ou Máquinas Virtuais (VM)? Docker é escrito em GO. É Open Source e tem se destacado fortemente mundo a fora.
Escrito Por Leandro Vieira em janeiro de 2017 /5 min de leitura
Conteúdo escrito por humano

Docker é escrito em GO. É Open Source e tem se destacado como uma plataforma de containers.

Utilizada para agrupar partes de software em um sistema de arquivo completo e com tudo que precisamos para executa-lo.

Qualquer coisa que pode ser instalada no servidor pode ser armazenada em containers.

Isso facilita a execução dos mesmos softwares, e suas respectivas versões, em diferentes ambientes de desenvolvimento.

Developers e SysAdmin trabalham cada vez mais integrados.

Uma plataforma de containers permitirá diferentes ambientes com requisitos e sistemas distintos. Linux, PHP, MySQL, WordPress e tantos outros com variadas versões.

O gráfico abaixo, retirado do Google Trends, demonstra a crescente popularidade e pesquisas a respeito do Docker.

Estatísticas de uso do Docker ao longo do tempo no mundo

Fonte: https://www.google.com/trends/explore?q=%2Fm%2F0wkcjgj

A linguagem de programação Go, utilizada no Docker, foi criada pela Google em novembro de 2009, disponibilizada como código aberto e utilizada para a construção de softwares simples, confiáveis e eficientes.

Um paralelo com o WordPress

Para quem trabalha e conhece bem o funcionamento do WordPress fica fácil fazer um paralelo para um entendimento rápido sobre o Docker.

Docker é Open Source, assim com o WordPress. Você baixa o software do Docker, assim como no WordPress.org, e o utiliza para suas necessidades específicas. Você pode utilizar a infraestrutura e ambiente do Docker.com, caso não queira instalar e manter, assim com o WordPress.com.

O Docker pode ser extendido através de plugins, assim com o WordPress. Esse último representa mais de um quarto de toda a internet e o primeiro não pára de crescer.

Docker containers ou Máquinas Virtuais (VM)

Docker. VM. Ou ambos.

A escolha precisa ser definida de acordo com o cenário e escolhas sábias fará uso da melhor opção de acordo com o contexto.

A popularidade e adoção do Docker tem se dado por vários méritos da plataforma. A imagem abaixo retrata um deles relacionado a portabilidade.

Docker versus VM

O primeiro bloco de elementos da imagem representa uma estrutura para VMs enquanto o segundo para Containers.

Ambos permitem isolar recursos. Ambos incluem a aplicação, as bibliotecas e arquivos necessários. No entanto, Máquinas Virtuais requerem um sistema operacional convidado e por conseguinte espaço e custo de manutenção.

Com esse cenário uma estrutura em Docker é mais portátil, mais fácil para manter, seus containers compartilham do mesmo sistema operacional da hospedagem, os processos são executados de forma isolada e o espaço e custo são menores.

A decisão se dará com base em custos, portabilidade, performance e conhecimento do time de implementação e sustentação. Nesse caso a máxima sempre será verdadeira: a melhor linguagem, a melhor plataforma é aquela que você, leia-se seu time, domina.

Este que vos escreve tem se inclinado conscientemente para o Docker e os ganhos tem sido significativos para nossa empresa em algumas soluções como no WP Host, nosso produto para hospedagem de sites WordPress.

As vantagens ao usar containers para os ambientes de desenvolvimento

Como já dito que a portabilidade é uma das grandes vantagens no uso do Docker, sua plataforma e estrutura de containers é vantajoso para os ambientes de desenvolvimento.

Uma configuração aplicada no ambiente local de desenvolvimento pode ser levada e aplicada mais facilmente no ambiente de homologação e por conseguinte em produção.

A similaridade das características dos ambientes de uma aplicação garante uma melhor execução e garantia de não termos erros ou surpresas indesejadas no momento do deploy.

Além disso há significativa economia de tempo na configuração de ambientes ou na perda de tempo analisando e identificando as diferenças nos ambientes.

Além disso a integração dos times de Developers e SysAdmin serão cada vez mais unificada e produtiva.

Um exemplo prático de uso do Docker

Uma vez que você dominar o conceito e as praticidades dos containers, sua imaginação vai iniciar um processo de usos antes inimagináveis.

Um exemplo prático. Você está executando um projeto em WordPress com a versão 5.* do PHP. Há a intenção de atualizar a linguagem para sua sétima versão.

Com uma estrutura em Docker é extremamente simples mudar a versão do PHP.

Testes podem ser realizados para definir qual versão ficará em uso ou apontar quais correções necessárias a serem feitas.

Para esse exemplo em questão cada versão do PHP, lembre-se qualquer coisa que pode ser instalada no servidor pode ser armazenada em containers, estaria alocada em um container específico que será requisitado para executar o PHP.

O compartilhamento

Quando você obtém êxito com a configuração e deseja compartilhar seu sucesso com seus colegas de trabalho, o compartilhamento é simples através de Images.

Há Images públicas de soluções em Docker para você fazer uso e aproveitar a experiência de alguém mais experiente.

Quem está utilizando?

A diferentes tipos de empresas ao redor do globo utilizando Docker.

Uber, Spotify, The Washington Post, PayPal, New Relic, Groupon, General Eletric, ebay e milhares de tantas outras são exemplos.

É bem provável também que você esteja utilizando e não se deu conta. Muitas soluções de hospedagem aderiram a plataforma.

E seu uso tem sido para os mais variados fins e necessidades para suportar os times de desenvolvimento, operações, segurança e infraestrutura.

E por aí, como tem sido a experiência com o Docker em seu dia a dia ou na sua empresa?

Leandro Vieira

Uma das grandes referências de WordPress no Brasil, entusiasta e evangelista da plataforma. Fundador e CEO da Apiki, empresa especializada no desenvolvimento web com WordPress.
Qual nota você da para este artigo?
Ruim

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Excelente
Artigos Relacionados
Destaque de como otimizar as imagens no WordPress

Otimizar imagens no WordPress melhora o SEO

  1. Show de bola. Vou testar aqui.
  2. […] crescente também é considerável com o uso de cointaners através do Docker e o conceito de […]

Construa seu site WordPress sob medida com os maiores especialistas em WordPress da America Latina
Conheça a Apiki

Faça um comentário
Cadastre-se rápido

Fazer Login