Manutenção WordPress é como uma manutenção de um carro ou uma casa, só que mais barato. Não é a primeira vez que faço esta analogia mas tudo bem, vou repetir. Um site não é apenas um produto, é um bem durável, sem a devida manutenção ou ele para de vez ou cai sobre a sua cabeça.
Quando a manutenção WordPress se faz necessária?
Exatamente por esse motivo fiz e faço este tipo de comparação para provar que um site é um bem durável, pois a manutenção dele deve ser periódica e, de preferência preventiva, assim como fazemos com um carro para que ele não pare no meio da estrada ou com uma casa para que o teto não caia sobre nossas cabeças. Um site deve ser corrigido quando necessário, mas sempre analisado e vigiado para que nenhuma falha mais grave aconteça.
Site velho? Ninguém merece.
O WordPress é uma plataforma de código aberto que recebe de três a quatro atualizações do seu core por ano. Sendo assim, deixar o seu site ou blog legado, sem atualizações e do core, plugins e temas significa que a cada nova versão o seu site ficará mais obsoleto. Calma não é uma coisa para se fazer todos os dias, mas é bom ter consciência das consequências de não focar atenção para manutenção WordPress. Da mesma forma que um carro anda sem os devidos cuidados como trocar óleo, calibrar pneus, alinhar e balancear, o site também funcionará. Mas os riscos de segurança e a perda de performance, assim como o carro serão bem maiores.
Ferramentas para vistoriar e realizar manutenção WordPress
A palavra de ordem em desenvolvimento web sempre foi e sempre será prevenção, portanto este artigo mostra as ferramentas mais importantes para monitorar e realizar a manutenção em WordPress.
Segurança em primeiro lugar
Versões antigas do core, dos temas e dos plugins criam brechas de segurança no WordPress. Existem diversas ferramentas que fazem tal análise de segurança, algumas das que recomendamos são: Cuckoo, Metasploit, Zap Proxy, Vega, SQL Map e dirsearch. Aprveite e saiba mais sobre o Certificado SSL e o protocolo HPPTS.
Mantenha-se atualizado
Tão importante quanto a segurança é a atualização, na verdade uma coisa depende da outra. Portanto, manter seu WordPress, com seus plugins e temas sempre atualizados é importantíssimo.
Performance conta muito
Manter a boa performance do site WordPress é importante para melhorar a relação com o seu usuário/cliente e também para as estratégias de SEO da sua empresa. Comece pela análise do seu WordPress com o Google PageSpeed.
Caso as coisas não estejam indo bem com a performance do seu site, considere avaliar o tempo de resposta do servidor, compacte o HTTP, otimize as imagens e reduza recursos desnecessários.
Conclusão
Avaliar a segurança, atualizações e performance é o segredo para ter seu WP sempre à frente dos seus concorrentes. Continue ligado no que acontece no mundo digital e se precisar de ajuda não exite hesite em procurar um especialista.