Existe uma diversidade de motivos que podem levar ao desejo ou até mesmo a necessidade de migrar uma instalação WordPress para um novo host. Dentre estes motivos pode-se citar principalmente a questão dos serviços prestados pelo host atual: se ele atende as especificidades do projeto; se a infraestrutura nele presente é capaz de suportar o processamento de dados do site e as diversas requisições simultâneas que os usuários disparam ao acessar a página.
Outro possível motivo de insatisfação é a pouca atenção que a maioria dos hosts dão às particularidades de uma instalação WordPress. É extremamente necessário que tanto o core do WordPress como todos os plugins utilizados em um site estejam sempre em versão estável e mais recentemente disponível, principalmente devido à segurança, sendo que quando atualizados, reduzem ao máximo a exposição a ataques maliciosos.
O que considerar ao migrar o WordPress para um novo host
Uma vez decidido sobre a migração e escolhido um host que vá atender a todas necessidades e performance do projeto, deve-se levar em consideração alguns pontos indispensáveis para garantir o funcionamento perfeito do WordPress no novo host. Por mais experiente que possa ser, é importante ter referências para que nada seja esquecido e se certificar que todos os passos serão executados com cuidado e excelência. Seguem abaixo alguns passos primordiais para garantir que tudo continuará funcionando na mais perfeita ordem:
1.Backups
O primeiro passo, e sem dúvida o mais importante, é realizar backup de tudo. Isso mesmo!
Deve-se fazer backup de todos os arquivos da instalação, da base de dados, core do WordPress, da pasta WPContent (temas, plugins, uploads, etc.), das entradas DNS do server atual, dos e-mails… Enfim, de tudo que seja possível fazer backup já que se algo ao longo do processo falhar esses backups poderão, literalmente, salvar vidas. Os backups podem ser feitos diretamente de dentro do servidor, caso o host garanta este acesso, via FTP, caso somente este tipo de acesso seja garantido ou até mesmo por meio de plugins que cumprem estas tarefas.
2. Banco de dados
Após gerado o arquivo de backup de toda a base de dados é necessário então avaliar a versão utilizada do gerenciador de bancos de dados no novo host, criar uma nova base de dados e então importar para esta o arquivo .sql gerado da base de dados do site.
3. Arquivos
Uma boa prática a ser realizada antes de compactar todos os arquivos é realizar uma criteriosa análise dos plugins e temas que já estão em desuso na instalação atual, para que esse “lixo” não vá para o novo host, exceto o tema padrão do WordPress. Deve-se garantir a inclusão do arquivo .htaccess, bem como avaliar as versões do PHP e servidor web, Apache/NGINX utilizados na infraestrutura do novo server. Feito isso, é necessário então importar todos os arquivos na pasta pública aser utilizada e garantir a definição correta das permissões de pasta e arquivos a fim de prover o bom funcionamento e a segurança da aplicação.
4. Emails
Outro ponto importante que se deve ter em mente é garantir que os disparos de e-mails continuem a funcionar na nova plataforma, além da necessidade de se recriar todas as contas de e-mail no novo host.
5. Subdomínios
Caso existam subdomíniosserá necessário recriar todos eles e, assim como acontece no domínio principal, analisar e migrar todos os arquivos e o banco de dados de cada um.
6. Wpconfig.php
Com um novo ambiente será necessário definir as novas informações de conexão ao banco de dados no arquivo wpconfig.php. São elas:
● Host;
● Nome da base de dados;
● Usuário;
● Senha;
● Prefixo da tabela;
7. Entradas DNS
Por último e extremamente importante, será necessário recriar todas as entradas DNS e NS tais como SFP, DKIM, CNAME, TXT, etc.
Executando os passos citados acima sem erros ou surpresas, é possível garantir a redução dos riscos de uma migração a praticamente zero, tendo em vista que qualquer falha que ocorra poderá ser corrigida por meio dos backups realizados, logo basta repetir os passos do início até que tudo funcione na mais perfeita ordem mais uma vez.