Existem muitas formas de migrar o banco de dados do WordPress, normalmente o WP sempre disponibiliza várias formas de se trabalhar com seu código.
Hora de migrar o banco de dados do WordPress
Mesmo existindo muitas formas de se fazer a mesma coisa no WordPress como implementar certificado SSL, melhorar a performance ou trabalhar o SEO no fim das contas a palavra-chave para qualquer ação no WordPress é processo. Um bom exemplo é quando a pessoa tenta mover um blog criado no WordPress para uma nova hospedagem, o mais natural é que se esqueça de algumas modificações simples pelo caminho, é aí que aparecem algumas falhas como URLs da hospedagem antiga presentes na nova, falta de atualização nas tabelas do banco de dados, ou simplesmente algo falha na mudança completa do site para outro servidor ou domínio.
Quais ferramentas devo usar para migrar o banco de dados do WordPress?
Existem muitas ferramentas para você fazer backup do banco de dados do seu WordPress, das suas postagens ou de outras informações, mas nenhuma delas permite-lhe mudar tudo de forma automatizada para uma nova hospedagem. O plugin WP Migrate DB serve basicamente para migrar o seu banco de dados de uma forma simples e direta. Este plugin funciona tanto para sites ou blogs WordPress que já estão online e para sites que estejam sendo desenvolvidos em localhost usando o XAMPP, por exemplo.
Plugin WP Migrate DB
Faça o download e instale o plugin WP Migrate DB, ele não é uma simples ferramenta de backup de dados e sim de migração de dados. Ele está disponível no seu painel de administração do WordPress, você pode encontrá-lo no separador “Plugins”, ou então instalar o plugin manualmente carregando o ficheiro através do instalador presente no painel de administração.
Para ativar o plugin é extremamente simples. Vá no separador “Plugins” e clique em “Plugins” para ver os plugins instalados no sistema do seu WordPress. Clique em “Ativar” para que o plugin fique ativo e pronto a ser usado.
Com o plugin ativo e pronto a ser usado, vá no separador “Ferramentas” > “WP Migrate DB” para iniciar a exportação do seu banco de dados do WordPress.
Você vai encontrar 4 campos disponíveis nesta parte. O endereço atual, o novo endereço, a localização atual dos ficheiros e a localização nova para os ficheiros. O primeiro é básico e certamente você compreende. O segundo é a localização da raíz do seu servidor. Normalmente, quando você compra uma hospedagem, a raiz do seu servidor encontra-se em http://seusite.com/public_html. Se tiver dúvidas sobre se essa é a localização da raíz do seu servidor, entre em contato com a sua empresa de hospedagem.
Depois de preencher todos os campos presentes na imagem, pressione o botão “export database”. O plugin irá guardar todo o seu banco de dados num ficheiro .SQL para que você o possa usar onde bem desejar.
Agora é só importar
Vá até o phpMyAdmin do novo site, se souber onde encontrá-lo, caso não saiba, peça ajuda a sua empresa de hospedagem. Acesse o banco de dados do seu WordPress, e pressione o botão “Import”. Selecione depois o ficheiro .SQL que você descarregou usando o plugin WP Migrate DB.
Lembre-se que esta operação é apenas para o banco de dados do seu WordPress. Tenha a certeza de que os seus permalinks ficam reescritos através do ficheiro .htaccess caso a raíz do seu servidor tenha mudado. A vantagem de usar o plugin WP Migrate DB é que ele muda automaticamente os URLs do banco de dados para os novos que você atribuir, facilitando-lhe imenso a vida na gestão de uma migração deste tipo.
De qualquer forma existem várias maneiras de migrar o banco de dados do WordPress. Conheça outras ferramentas que auxiliam na migração do seu WordPress.