Então qual a diferença entre o que é SEO e o que é SEO para WordPress?
Bom, SEO é sigla de Search Engine Optimization, quem no bom e claro português significa Otimização para motores de busca ou apenas, Otimização de Sites. Isso em linhas gerais, claro, uma vez que você também pode trabalhar SEO dentro das redes sociais, fora do seu site.
SEO é um conjunto de técnicas utilizadas por webmasters, produtores e gerenciadores de conteúdo que tendem a buscar um melhor posicionamento nos principais motores de buscas, como Google, Yahoo, Bing, etc.
Os motores de busca trabalham com algoritmos que detectam o trabalho minucioso do SEO, que determina e influencia no posicionamento de uma página nesses buscadores.
O que é SEO para WordPress e o que preciso fazer para ranquear nos motores de busca?
SEO para WordPress é, basicamente, como trabalhamos as técnicas de SEO dentro da plataforma, uma vez que cada software de desenvolvimento de sites tem um mecanismo de SEO próprio. No WordPress, por exemplo, existem plugins poderosos que auxiliam na construção do SEO.
Precisamos pensar em vários fatores antes de determinar a palavra-chave a ser trabalhada, por exemplo. Precisamos descobrir o volume de buscas por essa palavra-chave em questão, qual a semântica que vamos trabalhar dentro do conteúdo escolhido, precisamos ficar atentos ao requisitos feitos por esses motores de busca e trabalhá-los com muito critério e sempre prezando a qualidade e relevância do conteúdo, embora seja parte, para mim, primordial, as vezes, a qualidade do conteúdo não conta tanto se o SEO estiver mal feito. Por isso é sempre bom fazer o dever de casa e ficar atento.
Existem vários fatores que nos levam a escolher o WordPress para trabalhar SEO a outras plataformas de desenvolvimento, e esses fatores vão desde a facilidade e baixo custo de implementação até o fato do WordPress atualizar o seu core para adequar-se aos padrões do Google mais rapidamente que os demais gerenciadores de conteúdo (CMS), além da possibilidade de trabalhar SEO on Page com temas focados. Um exemplo disso é o uso de negrito para para destacar a palavra-chave: o Joomla! até o ano passado colocava a tag <b> para negritar o texto ao invés da tag <strong>, que o Google considera já há algum tempo como a tag “oficial” para enfatizar texto. Isso obviamente é um detalhe, mas SEO é o jogo de ganhar em todos os detalhes.
Vários outros pontos técnicos no WordPress tornam o código otimizado, diferenciando o que é SEO para WordPress do que é para outras plataformas.
O WordPress é uma plataforma muito sofisticada (no sentido de atual e completa) de publicação de conteúdo e ao mesmo tempo leve, sendo capaz de gerenciar tranquilamente sites grandes, com uma quantidade enorme de páginas. Seu sistema, que é de código aberto, recebe manutenção frequente de uma comunidade muito unida e orgulhosa de ser que, além de cuidar do core do WordPress, também desenvolve uma série de plugins que facilitam a vida do desenvolvedores e usuários do sistema.
SEO e Google
De acordo com o site Brasil SEO, para uma página estar bem posicionada nos mecanismos de busca, ela precisa possuir relevância no assunto buscado. Para isso, existem diversos fatores que o google leva em consideração pra dizer se a sua página merece estar lá ou não. Para classificar sites de acordo com essa relevância, o Google utiliza diversos algoritmos que, cada um com seu peso, proporciona o resultado final para aquela página. O Google nunca revelou quantos algoritmos e filtros ele usa para posicionar a página, mas já foi divulgado por Matt Cutts, cabeça do time de web spam do Google, que esse número é superior a 100.
Apesar de o google nunca divulgar os critérios utilizados, com a experiência e testes dos SEOs (Search Engine Optimizers), foram descobertas algumas técnicas que ajudam na estruturação do site classificando-o melhor nas ferramentas de busca. Boa sorte!