Novidades no Shortcode à partir da versão 4.4

O uso de códigos simples, os shortcodes otimizam o a criação de conteúdo deixando ele mais organizado. Algumas mudanças estão previstas para acontecer na API do Shortcode desde o lançamento da versão 4.4 do WordPress até a versão 4.6.

Shortcodes, como o nome já diz, são pequenos códigos apresentados por palavras entre colchetes que determinam ações a serem realizadas pelo WordPress.  Um exemplo conhecido de shortcode é o gallery que permite criar uma galeria de imagens dentro de um post ou página. Outro exemplo muito usado é o embed, que permite inserir conteúdos como vídeos e definir a largura e altura que ele será exibido e isso de forma muito prática, no próprio editor do WordPress.

embed1

Assim que os shortcode é inserido você já pode ver o resultado das configurações no próprio editor.

embed3

Com o uso de códigos simples, os shortcodes otimizam o a criação de conteúdo deixando ele mais organizado. Além disso, com ele você tem inúmeras possibilidades pois, além desses já conhecidos, você também pode criar seus próprios shortcodes.

O que vem por aí

Algumas mudanças estão previstas para acontecer na API do Shortcode desde a versão 4.4 do WordPress até a versão 4.6. A princípio essas novidades buscam não causar grandes impactos nos plugins de shortcodes existentes.

Já na versão 4.4, teremos mudanças significativas na sintaxe da API, como no registro dos nomes de shortcodes, que já não poderão conter os caracteres [ ] < > / &, assim como caracteres que não podem ser printados como espaços, tab, entre outros.

Na versão 4.5 a intenção é reduzir a prioridade do filtro do_shortcode, buscando solucionar o impacto de outros filtros após o processamento dos shortcodes. E, além disso, na versão 4.5 inicia o processo de abandonar a sintaxe antiga, criando tags HTML originais para serem usadas dentro dos atributos de shortcodes. As mudanças em relação aos atributos HTML se intensificarão na versão 4.6. Dessa forma, nas versões futuras, o suporte ao antigo HMLT usado nos shortcodes será abandonado.

É uma proposta interessante de mudanças que irão acontecer gradualmente e ao poucos para que seja mais fácil o processo de adaptação à elas. Aqui já temos uma prévia do quem vem por ai na API do Shortcode. Agora é só aguardar as todas as novidades que virão com o novo WordPress.

Para mais informações sobre essas mudanças segue o link do no site do WordPress: https://make.wordpress.org/core/2015/10/08/shortcode-roadmap-draft-three/

Saiba tudo sobre a versão 4.4 do WordPress