No artigo de hoje falaremos de um dos novos recursos mais empolgantes da versão 4.4 do WordPress, o REST API. Se você ainda não está familiarizado com esse termo “REST” veja a definição da tecnologia nesse link.
Um pouco de história
Primeiramente vamos entender como isso começou. No ano de 2013 o desenvolvedor Ryan McCue, conhecido pela biblioteca SimplePie que é utilizada no core do WordPress, submeteu uma proposta para criar uma API REST baseada em JSON para o core do WordPress.
Ryan teve seu projeto aceito no programa Summer of Code do Google (GSoC) e durante um período de 5 meses criou um cronograma semanal com as atualizações incluídas em cada release. O projeto foi criado como um plugin para que outros desenvolvedores fossem testando as funcionalidades.
Inclusão ao core
A proposta de merge da REST API ao core ficou divida em duas partes: infraestrutura e endpoints. Para a versão 4.4 teremos apenas a infraestrutura incluída ao core, o que já é um grande avanço, os endpoints ficarão disponíveis apenas para o plugin.
A infraestrutura funciona como um “API Construction”, então basicamente ela faz o gerenciamento das rotas, JSON serialisation/deserialisation, status code, entre outras funcionalidades.
Impacto de uma REST API
Se você pensar em API veja como isso pode trazer novos recursos e um novo nicho de aplicações em outras linguagens. Para um front-end o WordPress será só mais uma aplicação onde é possível aplicar modelos MV** como: AngularJS, EmberJS, MeteorJS ou React utilizando facilmente as requisições da API e montar o seu workflow sem se preocupar com as entrelinhas de um tema WordPress.
Já temos exemplos de aplicações nesse modelo, veja o projeto Picard da Automattic que tem a proposta de usar React e WP-API como um tema. Outro exemplo é o projeto Calypso que cria um interface simples e bonita para o gerenciamento de sites em WordPress com Node.js e React.
Conclusão
Se você quiser tem um vídeo do InterCon WP (2014) onde falo sobre a REST API do WordPress.
As possibilidades são enormes e ajudarão ainda mais para o crescimento da plataforma que hoje já são 25% de toda web.
O time responsável pela REST API está muito empolgados com a evolução do projeto e não param de desenvolver novos recursos e corrigir bugs. Inclusive você pode ajudar com o desenvolvimento do projeto através do GitHub, ou participar das reuniões no Slack sala #core-restapi.
E você, oque acha desse novo recurso? Já desenvolveu alguma aplicação com a REST API do WordPress? Deixe um comentário e vamos conversar!