Em suas buscas pelo Google você com certeza já se deparou com uma caixa de busca ao pesquisar por algum serviço, como o YouTube por exemplo. Esta é a Search Box.
A Search Box se torna um item cada vez mais utilizado, pois ela permite acessar o conteúdo interno da página buscada na própria página de resultados do Google e sua implementação ocasiona em um ganho exponencial de acessos e buscas.
Anteriormente, somente a busca de serviços do site eram inseridas nos SiteLinks, mas desde setembro de 2014 esta ferramenta foi liberada para todos.
É possível implementar a busca em seu site de duas maneiras: via JSON ou MICRODATA. O local de inserção fica a seu critério, mas sugiro inserir o código sempre no <header>, depois dos <metas>.
JSON
<script type="application/ld+json"> { "@context": "http://schema.org", "@type": "WebSite", "url": "https://www.example.com/", "potentialAction": { "@type": "SearchAction", "target": "https://query.example.com/search?q={search_term_string}", "query-input": "required name=search_term_string" } } </script>
MICRODATA
<div itemscope itemtype="http://schema.org/WebSite"> <meta itemprop="url" content="https://www.example.com/"/> <form itemprop="potentialAction" itemscope itemtype="http://schema.org/SearchAction"> <meta itemprop="target" content="https://query.example.com/search?q={search_term_string}"/> <input itemprop="query-input" type="text" name="search_term_string" required/> <input type="submit"/> </form> </div>
Após um simples análise, é possível verificar a existência de alguns atributos no código acima, tais como url e target. Estes são fundamentais, já que são as informações do seu site. Você pode configurá-las da seguinte maneira:
"url": "http://www.seudominio.com/"
"target": "http://www.seudominio.com/?s={search_term_string}"
Após a inserção do código, basta acessar a Structured Data Testing Tool, ferramenta disponibilizada pelo o próprio Google, e inserir sua URL para validar.
Para não ter erro: Structured Data Testing Tool > Buscar URL > Inserir link > Busca e Validar > Filtrar por caso de uso > Caixa de pesquisa de sitelinks
O WordPress já oferece um motor de busca que é acessado via URL usando o parâmento “/?s=”. Caso o seu site não possua uma busca, o próprio Google oferece um serviço de motor de busca que você pode implementar. Lembre-se de sempre manter o valor do parâmetro “target” como “{search_term_string}”, o que permitirá o Google, de forma dinâmica, fazer a inserção dos termos consultados pelo usuário.
“Implementei, mas não funciona!”
Infelizmente nem todos os sites com esta implementação terão um Search Box na busca do Google. Segundo a empresa, o algoritmo faz uma validação de acordo com vários fatores, tais como informações presentes no sites, quantidade de buscas pela marca, variedades de consultas, entre outros, e define a visibilidade, ou não, da ferramenta.
Plano B
O sucesso na implementação da ferramenta está totalmente relacionado com o SEO de seu site. Melhorar seu ranking nas buscas do site é fundamental para o ganho de views. Abaixo listamos 5 items essenciais para um SEO de qualidade:
- Conteúdo é tudo! Procure oferecer um material de qualidade.
- Atualize seu conteúdo regularmente. Isto fará com que o Google atualize a posição de sua página constantemente.
- Metadatas. São responsáveis por mostrar ao Google informações relevantes sobre o seu site, tais como: título, descrição, palavras-chave etc.
- Use alt tags em imagens e vídeos. Elas permitem os motores de busca encontrarem o conteúdo com uma maior facilidade.
- Versão Mobile. A partir do dia 21 de abril de 2015 o Google começou a dar maior relevância para sites que possuem versão mobile.
Ferramentas que agilizam este processo são fundamentais. Caso você esteja utilizando o WordPress, recomendo o plugin Yoast SEO. Além de implementar a Search Box automaticamente, ele também faz um grande trabalho indicando pontos cruciais na melhora de seu SEO.
Links Úteis
Caso você queira aprofundar-se mais sobre Search Box, listo abaixo alguns links úteis para seus estudos:
- https://developers.google.com/structured-data/slsb-overview
- http://www.naschenweng.info/2015/03/04/google-sitelink-search-box-how-to-implement-proper-usage-tracking/
- http://googlewebmastercentral.blogspot.com.br/2014/09/improved-sitelinks-search-box.html
- https://developers.google.com/custom-search/
Sobre o Apiki WP Care
O Apiki WP Care é um dos produtos da Apiki para suporte e manutenção de site em WordPress. Nossos clientes deixam os aspectos técnicos do seu site por nossa conta e focam em seu negócio.
Sobre nosso desafio de implementação de recursos não solicitados pelos clientes
Temos um desafio interno onde precisamos implementar a cada ciclo quinzenal de desenvolvimento uma novidade, inovação, benefício para nossos clientes. Isso tem nos permitido agregar valor aos projetos e experimentar novos recursos.
Nossa lista de implementações é extensa. E com isso realizamos uma votação interna para definir o objetivo do desafio e o Apiker responsável. Eu fui o Apiker quem cuidou de implementar a Search Box do Google nos sites WordPress dos clientes que gerenciamos.