Templates, Temas ou WordPress themes são a mesma coisa, cada um utiliza o termo que estiver mais habituado. Geralmente chamamos de templates mas, neste caso específico desse artigo, chamaremos de Themes, afinal, o maior número de buscas na hora de pesquisar por um tema de interesse para baixá-lo é por esse termo.
Mas o que são WordPress themes?
Como o próprio nome diz WordPress themes são temas, nortes, proposições, assunto, direção ou como você quiser chamar. De todas as formas um template é algo amplo e ao mesmo tempo fixo em uma direção. São como o esqueleto ou a planta do site, uma base estrutural do modelo de design que o site seguirá, como marcações de onde entrarão textos, fotos, vídeos, links comentários e tudo mais.
Onde os WordPress themes vivem?
Não é difícil encontrar themes na web, existem milhares deles prontos para serem baixados de forma gratuita ou paga, só não é recomendável baixar temas piratas. Além de ser ilegal e antiético, pode colocar seu site em risco eminente.
Existem muitas empresas de marketplace engajadas em fornecer WordPress themes pelos mais variados preços, quanto mais rebuscado for o modelo, mais caro é. Mas, caso você queira começar pequeno e ir aprendendo como funciona, sugiro temas livre. Existem vários templates gratuitos que atendem a grandes necessidades e poder ser editados futuramente.
WordPress themes personalizados são outra história, esses são feitos sob encomenda e, falando sinceramente, nem parecem templates, o que mostra que o WordPress vai muito além dos padrões que são estipulados por alguns temas mais básicos.
Conclusão
A maioria dos CMS’s, como o WordPress é possível utilizar template baixados, que você mesmo criou ou um que você encomendou de uma empresa especializada. Todas as opções estão disponíveis na internet.
Assim como os plugins, os Themes WordPress também são um complemento para pessoas que desejam ou precisam de uma solução rápida sem pecar na qualidade visual e principalmente técnica, pois o WP é altamente indexável pelos buscadores, com boa marcação HTML, fácil de gerenciar o conteúdo e descomplicado para trabalhar o SEO, dentre muitas outras vantagens.
Espero que tenha gostado do texto, por favor deixe suas considerações nos comentários.