Artigo publicado originalmente na Revista iMasters.
Negócios
Plataformas web surgem a todo momento com variados modelos de negócios, nichos de mercado e foco de atuação.
Antecipar-se na inovação é sair na frente, mas a escolha precisa ser bem feita e fundamentada.
O WordPress está no mercado há mais de uma década com um modelo open source bem sucedido.
Conquistar mais de 30% de mercado e 59% de market share entre as plataformas concorrentes é um feito incrível. Mais incrível ainda é o ecossistema, ou para ir mais adiante, a economia WordPress.
São diversos modelos de atuação e inúmeros negócios focados em seu entorno.
Os variados negócios mundo afora são de desenvolvimento de sites baseados em WordPress por empresas e profissionais independentes, serviços de suporte e manutenção, consultoria técnica e de negócios para uma melhor tomada de decisão, hospedagem de sites especializada na plataforma, conteúdo, eventos direcionados, treinamentos, dentre outros.
Mercado
O tempo passou, o serviço – que começou direcionado para blog – evoluiu para um CMS e caminha para ser uma plataforma de aplicação web.
Por incrível que pareça, fica cada vez mais novo, ousado e inovador, adaptando-se ao tempo corrente para agregar tecnologias modernas e atuais.
Essa evolução beneficia todo o ecossistema, a começar pela sua conquista contínua de simpatia, respeito e admiração. No que diz respeito ao desenvolvimento de complementos para o seu núcleo, que permite a integração e a livre conversa entre outras plataformas / serviços até as empresas e profissionais que colaboram, evangelizam e a estudam sistematicamente para compartilhar conhecimento.
Empresas e profissionais cada vez se especializam mais para oferecer aos seus clientes serviços inovadores de qualidade.
O ambiente criado em torno do WordPress permite às empresas mais liberdade com os fornecedores, o que traz segurança, liberdade e, principalmente, respeito e dedicação ao cliente que contrata produtos e serviços.
Cliente
O cliente precisa ser livre, ter opção de escolha e se sentir no comando.
Às empresas fornecedoras cabe o desafio de moldar seus modelos de negócios para conseguir reter a base de clientes através de qualidade, bom atendimento e especialização. O desafio é grande.
Com a crescente popularidade e adoção da plataforma mundialmente, a quantidade de clientes a serem conquistados tem sido exponencial e a sua fragmentação é desafiadora, uma vez que temos de profissionais liberais a multinacionais. O que geralmente os distinguem e os classificam são seus projetos, demandas e possibilidades de investimento.
Desenvolver o projeto web com WordPress desses clientes é o primeiro estágio. O que me entusiasma é que muitos clientes já projetam seus negócios com a plataforma em mente e ela passa ser exigida – seja para começar um projeto do zero ou migrar de outra plataforma.
Suporte
Há clientes de diferentes tamanhos, logo, seus projetos também são de diferentes tamanhos e demandas. Os investimentos a serem feitos para o desenvolvimento e a manutenção nesse cenário são diferenciados. Portanto, serviços com o conceito de On Going funcionará para uns e não para outros. São necessárias alternativas e estratégias bem fundamentadas.
Projetos que precisam evoluir constantemente requerem uma solução que os suportem continuamente com inovações e implementações e, nesse caso, soluções On Going são indicadas. Evoluções esporádicas exigem outra visão e modelo. No Brasil, começamos a perceber a adoção de caminhos nesse sentido.
O conceito de One Day Service tem se consolidado e oferece aos clientes uma oportunidade de contratar especialistas para atuarem em seus projetos por um único dia, focando em questões específicas e esporádicas, sem vínculo, sem contrato. A relação é rápida, direta e objetiva.
Perceber o mercado se especializando e oferecendo soluções para os diversos cenários em WordPress traz ainda mais segurança para quem ainda não o adota e conforto para quem já desfruta de todo seu potencial.