Início » Segurança para WordPress » O plugin WP Care e a segurança do seu WordPress
Segurança para WordPress

O plugin WP Care e a segurança do seu WordPress

O plugin WP Care é uma solução desenvolvida pela Apiki para te ajudar no monitoramento e alerta de possíveis vulnerabilidades no WordPress, plugins e temas.
Escrito Por Leandro Vieira em junho de 2017 /3 min de leitura
Conteúdo escrito por humano

O plugin WP Care é uma solução desenvolvida pela Apiki para te ajudar no monitoramento e alerta de possíveis vulnerabilidades de segurança no seu WordPress, plugins e temas em uso.

Segurança, para WordPress, é uma temática importante e necessária. Nosso esforço com o desenvolvimento do plugin WP Care vai nessa direção e ajuda quem tem projetos através do CMS popular a manter suas instalações seguras.

Porque usar o plugin WP Care

Exemplo da página do plugin WP Care no WordPress.org

Considere o plugin WP Care como um aliado que trabalhará para você gratuitamente durante as vinte quatro horas do dia, sete dias da semana. A função dele é te alertar sobre as possibilidades de ataque na sua instalação WP, plugins e temas em uso.

Com o plugin WP Care você saberá exatamente qual plugin, ou tema, está comprometido e assim tomar a ação de atualizá-lo, removê-lo ou procurar uma alternativa.

Ele é totalmente gratuito e está disponível para download no repositório oficial da plataforma.

Os ataques com sucesso ao WordPress geralmente acontecem por brechas deixadas por plugins ou temas. No núcleo da plataforma essas incidências não são comuns ou recorrentes.

Como funciona o monitoramento e o alerta do plugin WP Care

Interface do plugin WP Care

99.9% das instalações WordPress utilizam um conjunto de plugins e temas para a sua operação. Nem todos utilizam as boas práticas de desenvolvimento ou dão devida atenção a segurança dos códigos.

Quando alguma vulnerabilidade de segurança é encontrada em plugin, tema ou o próprio WP ela é cadastrada no WPScan Vulnerability Database. Nos registros são informados o nome do tema, ou plugin, sua versão e o tipo de vulnerabilidade.

Quando o plugin WP Care é ativado ele se comunica com o WP Safe (um serviço da Apiki) e solicita a análise de todos os seus plugins, de todos os seus temas e da sua versão do WordPress.

O WP Safe trabalha com fila de processamento. Ele recebe a requisição do seu plugin WP Care e quando conclui as análises retorna para seu site o relatório.

Com essa abordagem seu servidor de hospedagem não fica sobrecarregado e você continua trabalhando normalmente. Enquanto isso, o WP Safe realiza o trabalho pesado e se comunica com o WP Care para ele te comunicar.

Plugins desenvolvidos sob demandas não são analisados, uma vez que o plugin WP Care considera o banco de dados do WPScan Vulnerability Database. O mesmo acontece para os temas.

Conclusão

O assunto Segurança é tão relevante que dedicamos uma seção exclusiva no blog; criamos e mantemos a iniciativa: O WordPress é seguro. Inseguro é você; disponibilizamos o Guia prático de segurança em WordPress; vendemos dois produtos com ações voltadas para segurança, o WP Care e o WP One Day Security.

Agora também disponibilizamos o plugin WP Care para te ajudar no monitoramento e alerta. Faça uso e compartilhe conosco sua experiência para evoluirmos ainda mais a solução.

Leandro Vieira

Uma das grandes referências de WordPress no Brasil, entusiasta e evangelista da plataforma. Fundador e CEO da Apiki, empresa especializada no desenvolvimento web com WordPress.
Qual nota você da para este artigo?
Ruim

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Excelente
Artigos Relacionados

  1. David Costa
    Eu instalei para testar, porém está com erro stream_socket_client(): unable to connect to tcp://rb.apiki.com:5672 (Connection refused), o que pode ser?
    1. Accácio Jasson Franklin
      Olá David, o erro ainda continua? Um possível motivo para esse erro, pode ser que o servidor onde vc tem sua aplicação faça algum tipo de bloqueio a url/serviços externos. Qualquer duvida me mande um e-mail para dar um novo status accacio@apiki.com
      1. David Costa
        Bom dia, eu testei em 2 sites com servidor diferente e deu o mesmo erro, o primeiro está em Cloud e o segundo compartilhado e ambos de empresas distintas.
        1. Accácio Jasson Franklin
          Bom dia David, provavelmente pode existir algum bloqueio de porta ou protocolo tcp, vc conseguiria ver isso com o seu sysadmin?
          1. David Costa
            Bom dia, em um dos sites foi liberado, porém olha a resposta que deram. Aconselhe o desenvolvedor do plugin a "tunelar" a porta 5672 para 80 ou 443 usando HAProxy ou NGINX: https://www.digitalocean.com/community/tutorials/an-introduction-to-haproxy-and-load-balancing-concepts https://www.nginx.com/resources/admin-guide/reverse-proxy/ Muitas hospedagens não vão permitir a liberação de portas no Firewall, portanto se ele tunelar a conexão, não precisará se preocupar com isso.
          2. Accácio Jasson Franklin
            Ok David, anotado para o proximo release. Muito obrigado pelo seu feedback.
  2. Mário Freiria
    Olá Amigos Estou escrevendo de Lisboa (Portugal) sou vosso seguidor das vossas dicas, vi este artigo que me deixou muito curioso, só que depois de instalado e activado o mesmo da este erro "stream_socket_client(): unable to connect to tcp://rb.apiki.com:5672 (Connection refused)" vi que por aqui mais gente teve o mesmo problema, já existe alguma dica para resolver? Grande Abraço do outro lado do Atlantico Mário
    1. Leandro Vieira Pinho
      Oi, Mário. Faremos uma correção sobre isso no próximo release, sem data prevista ainda.
      1. Mário Freiria
        Olá Leandro Pinho Obrigado pela sua resposta. Abraço Mário

Construa seu site WordPress sob medida com os maiores especialistas em WordPress da America Latina
Conheça a Apiki

Faça um comentário
Cadastre-se rápido

Fazer Login