Audio
|
A correta permissão de arquivos e pastas do WordPress contribuem para uma maior segurança da aplicação, uma vez que as permissões são responsáveis por definir quem e o que poderá ser lido, escrito, modificado e acessado.
O assunto é simples e pode ser complexo considerando as variáveis que o envolvem.
De forma básica, você deve compreender três variáveis sobre permissões de arquivos e diretórios:
- Leitura – permite o acesso para a visualização do seu conteúdo;
- Escrita – permite que o arquivo seja alterado;
- Execução – permite a execução de programas e scripts contidos nos arquivos em questão.

As permissões de arquivos e pastas em números
Segurança para WordPress é possível com uma efetiva permissão dos arquivos e pastas e, para isso, precisaremos lidar com números e compreender o esquema que o representa.
A definição errada dessas permissões, leia-se números, colocará tudo a perder e isso precisa ser levado muito a sério.
Para simplificar, considere e memorize os números abaixo e siga em frente para conhecer mais sobre a combinação entre 0000 e 0777.
- 0400 – permissão de somente leitura;
- 0600 – permissão de leitura e escrita;
- 0644 – permissão de leitura e escrita para o proprietário e leitura para os demais;
- 0755 – permissão de leitura e escrita para o proprietário, leitura e execução para os demais, evitando a escrita.
400, 600, 644 e 755. As permissões corretas para o WordPress Seguro
Tweet
As permissões de arquivos e pastas do WordPress para sua segurança

Precisaremos considerar, de uma forma global, todos os arquivos e pastas do core do WordPress, seus plugins e temas e devemos dar uma atenção especial aos arquivos wp-config.php, .htaccess e debug.log.
0644 é a correta permissão para todos os arquivos, exceto wp-config.php, .htaccess e debug.log.
A permissão correta para o arquivo wp-config.php
O arquivo wp-config.php deve ter uma tratativa de segurança especial e podemos considerar o uso de duas possíveis permissões.
- 400: mais restritiva e permitimos apenas a leitura;
- 600: mais branda e além da leitura é permitido a escrita.
A correta permissão para o arquivo .htaccess
Utilizado em servidores web como Apache, .htaccess é a extensão de um arquivo sem nome e sua função é armazenar diretivas de configuração do servidor e, assim, permitir uma configuração descentralizada das configurações padrão.
644 é a permissão comumente utilizada e recomendada. No entanto, em alguns servidores é possível fazer uso de uma permissão entre 644 à 604 e assim ser mais restritivo ao arquivo.
O conselho é começar mais restritivo e aumentar a permissão até que ele funcione, caso tenha sido restritivo demais, mas nunca passe de 644.
A correta permissão para o arquivo debug.log
600. É a permissão correta para o arquivo debug.log gerado pelo mecanismo de depuração de código do WordPress.
Além dessa permissão, considere a leitura do artigo A trilogia para um debug seguro e eficaz no WordPress.
O esquema de permissão de arquivos e pastas do WordPress
Permissão | A quem se destina | Considerações |
0400 | Arquivo wp-config.php | Usar 0600 para permitir escrita além da leitura. |
0600 | Arquivo debug.log | |
0644 | Todos os arquivos | Core do WordPress, plugins e temas. |
0755 | Todas as pastas | Core do WordPress, plugins e temas. |
Comandos Shell para definir as permissões de arquivos e pastas do WordPress
find /path/to/wp-folder/ -type f ! -perm 644 -exec chmod 644 {} \;
find /path/to/wp-folder/ -type d ! -perm 755 -exec chmod 755 {} \;
Diga não ao chmod 0777
Como já falamos inúmeras vezes, considere a permissão 755 para os diretórios e nunca use a permissão 777 para eles, mesmo em diretórios que receberão arquivos enviados via upload.
Uma vez que o PHP está sendo processado como proprietário do arquivo, ele recebe a permissão para escrever no diretório mesmo com o uso de 755.
Com o uso da permissão 777 em arquivos ou pastas você permitirá que crackers maliciosos façam upload de arquivos ou modifiquem os existentes e assim tomarão o controle da sua aplicação e poderão até obter informações do seu banco de dados.
Você foi único que deu informações concretas a respeito de um problema que estou passando, a minha situação é o seguinte, Eu usava hostgator e sempre que instalava o wordpress via ssh ou via script que o proprio cpanel oferece, ele rodava numa boa, sem dar erro de permissão, sem dar erro de limite de memoria de upload, se dar erro de permissões, sem pedir conta de ftp para enviar o tema, rodei a internet inteira e só tinha uns caras falavam pra mudar a permissão dos diretorios para 777, mas sempre achei isso uma gambiarra perigosa. Agora, a pergunta que não quer calar, porque isso não acontece em hospedagem da hostgator e acontece principalmente nas hospedagens independentes? por exemplo, eu larguei a hostgator, levantei um servidor dedicado na amazon, instalei ubuntu, levantei o lamp e tudo mais, mas sempre que chega na hora do wordpress acontece isso… VOCÊ TEM ESSA RESPOSTA PRA ME DAR? e outra coisa, como faço para dar permissão ao wordpress e fazer o upload rodar de boa mesmo com os diretorios em 755? no meu servidor, eu só consigo upar arquivos quando estou com permissão 777.
Que bom que o artigo foi útil.
Primeiro. Nunca utilize a permissão 777, é muito perigoso e deve ser evitado a todo custo. Segundo. Cada servidor/infra costuma ter algumas configurações específicas que as diferenciam nessas situações.
Além das permissões das pastas e arquivos, analise também os usuários e o grupo, isso também interfere. Um “ls -la” te mostrará essas informações no terminal.
Grande abraço.
Olá, esse comando para setar as permissões em massa não deu certo aqui, oque funcionou aqui no centOS foram esses:
find /path/to/wp-folder/ -type f exec chmod 644 {} +
find /path/to/wp-folder/ -type d -exec chmod 755 {} +
Obrigado! =)
Legal Hugo, obrigado por contribuir 😀
Ubuntu…
find . -type f -exec chmod 644 {} ;
find . -type d -exec chmod 755 {} ;
Olá, tenho um tema que possui aquela área específica de “Opções do Tema”, porém ele não permite alteração para o usuário com perfil de “Editor”, como faço para dar permissão para salvar ao usuário Editor?
Olá, qual seria o risco de deixar os arquivos no servidor no formato 740 por exemplo? No caso em que o wordpress foi criado pelo root no servidor?
Pensando em execução do site não vejo problema, talvez uma segurança a mais no caso de algum plugin/tema com código fazendo o que não devia fazer, como rm -rf /.
Olá, apenas duas dúvidas.
Foi citado que o arquivo wp-config.php deve ter permissão 400 ou 600. Mas qual a diferença entre as duas? E qual delas seria a mais recomendada?
E eu usei o comando direto no Shell do meu servidor para colocar a permissão 755 em todas as pastas dentro do /var/www/meu-site.com.br. Além dessas pastas, eu devo colocar também 755 para as pastas /var/www/meu-site.com.br, para a pasta /var/www e para a pasta /var ?
No artigo do https://codex.wordpress.org/pt-br:Blindando_o_WordPress mostra como definir as permissões de algumas pastas, mas não fica claro quais são as permissões. Então queria saber o seguinte… todas as pastas devem ter 755, mas para as pastas abaixo, quais permissões devem ter? E os arquivos dentro dessas pastas, devem permanecerem com 644?
/wp-admin/
—arquivos
/wp-includes/
–arquivos
/wp-content/
—arquivos
/wp-content/themes/
—arquivos
/wp-content/plugins/
—arquivos
Agradeço.
Observe a seção do artigo “O esquema de permissão de arquivos e pastas do WordPress”.