Você está lendo:

PageSpeed Insights – Por um WordPress mais rápido

Sobre:
PageSpeed Insights – Por um WordPress mais rápido

Para um site otimizado para buscadores e com uma boa taxa de conversão, a velocidade é um fator crítico.

Leandro Vieira
Audio

PageSpeed Insights é uma ferramenta disponibilizada pelo Google que mede o desempenho de uma página em dispositivos mobile e desktop, gerando sugestões para torná-la mais rápida.

É fato que mesmo com um site lindo, se ele não for rápido o suficiente, seu usuário irá abandoná-lo antes de você pensar em convertê-lo.

Mas deixar seu site performático não é tarefa muito fácil. Se você não diagnosticar o problema e corrigi-lo, o Google irá rebaixá-lo.

Com o crescimento do uso do WordPress a cada ano, cresce também a necessidade de se ter um site em WordPress mais rápido e que se destaque em relação aos demais e, principalmente, dos concorrentes ao topo dos resultados de busca no Google.

O Google oferece tratamento diferenciado para sites que carregam mais rápido. Como está a velocidade do seu?

PageSpeed Insights - Por um WordPress mais rápido

Como o PageSpeed Insights funciona?

O PageSpeed Insights mede o desempenho do seu site e disponibiliza uma pontuação de 0 a 100. Quanto maior for a pontuação, melhor o desempenho.

Tempo de carregamento acima da dobra

O tempo de carregamento acima da dobra é uma medida usada pela ferramenta.

Ela calcula o tempo gasto entre o momento que o usuário solicita uma nova página e o momento em que o conteúdo acima da dobra é processado pelo navegador.

Tempo de carregamento da página inteira

O tempo de carregamento da página inteira é outra medida usada pela ferramenta.

Esta calcula o tempo gasto entre o momento que o usuário solicita uma nova página e o momento em que a página é totalmente processada pelo navegador.

Relatório de desempenho independente da rede

Como o desempenho de uma conexão de rede varia muito de uma para outra, o PageSpeed Insights considera os aspectos de desempenho da página independentes da rede.

Ou seja, o foco da ferramenta está nas configurações do servidor, na estrutura HTML e o uso de recursos externos como imagens, CSS e JavaScript.

Pontuações

  • 0-49 pontos: O desempenho do seu site está baixo. Saia do vermelho com urgência.
  • 50-89 pontos: O desempenho do seu site está moderado. Mantenha o alerta ligado.
  • 90-100 pontos: O desempenho do seu site está alto. Parabéns pelo ótimo trabalho!

Análise para dispositivos móveis no PageSpeed Insight

Você sabia que qualquer carregamento de página no dispositivo móvel acima de 1 segundo já é suficiente para proporcionar uma experiência ruim ao seu usuário?

O PageSpeed Insights faz uma análise para avaliar se as páginas seguem as recomendações do Google para um carregamento abaixo deste tempo em redes móveis.

O desafio, nesse caso, é grande. A meta é difícil de ser batida, porém não é necessário que a página inteira seja carregada nesse intervalo, mas que o conteúdo ante da primeira dobra seja renderizado e exibido.

Assim, o usuário já pode interagir com ela enquanto o restante é carregado.

Use o PageSpeed Insights para receber as recomendações do Google e oferecer a experiência ideal para seu usuário no mobile.

Por que usar o PageSpeed Insights?

A velocidade de carregamento de um site é um fator importante para uma boa indexação no Google e o PageSpeed Insights é peça chave para alcançarmos esse objetivo e termos sites em WordPress cada vez mais rápidos.

Melhorar o desempenho do seu site significa melhor ranqueamento no Google, menor taxa de rejeição e aumento da taxa de conversão.

Um dica importante: tente implementar o AMP para fazer suas páginas carregarem instantaneamente.

Alcançar os 100% no Google PageSpeed pode ser uma tarefa difícil, mas pode ser a chave pro sucesso do projeto web.

Se você gostou desse artigo sobre WordPress Performance, provavelmente vai gostar de:
Mais posts como este