Existem muitos maneiras de otimizar imagens no WordPress, visto que para estratégias de SEO o “tamanho” ou espaço em servidor que a imagem é disposta na internet conta muito para a experiência do usuário.
Por que devemos otimizar imagens no WordPress?
Já ouviu o ditado “uma imagem diz mais do que mil palavras”, é bem por esse caminho que a internet percorre. Os algoritmos dos motores de busca consideram bastante o conteúdo que compartilha um mix de texto e imagem. Sendo assim, as imagens contam e muito para a relevância nesses buscadores e é por isso que devemos otimizá-las para conseguir maior relevância na internet.
O foco é exatamente esse, agradar os buscadores como Google, Bing, Yahoo, dentre todos os outros, estes mecanismos seguem à risca uma série de fatores levando em consideração a experiência do usuário e quem segue esses fatores consegue uma melhor colocação orgânica nas buscas feitas em toda a internet, economizando tempo e dinheiro que seria aplicado em espaço de servidor e ads.
Como otimizar as imagens do WordPress?
Observe que no título, a expressão utilizada é otimizar e não apenas reduzir, se bem que reduzir todas as imagens já seria um grande passo que daria mais performance e velocidade para o seu site. Mas para otimizar devemos ir além e pensar em outras variáveis.
Preciso da imagem grande no meu site
Grande como, em dimensões ou em qualidade de arquivo? Se for em dimensões tudo bem, você pode buscar o auxílio de um compactador de imagens como o já recomendado TinyPNG.com.
Se as imagens do site devem ter qualidade para impressão com quantidades exorbitantes de pixels e DPI’s, nesse caso sugiro que crie uma miniatura da imagem para a biblioteca do seu site e que busque um serviço de FTP para guardar e disponibilizar essas imagens. Aliás essa também é uma ótima forma para conseguir novos leads.
Por que devo colocar título, tag alt e nome no arquivo de imagem?
Devemos nos atentar para o título pois nem todos os navegadores, dispositivos ou conexões de internet podem permitir que sua imagem seja aberta, o título é o que ficará no lugar da imagem que não foi aberta.
Dentre várias funções descritivas e de ancoragem o atributo “alt” na imagem não deve ser esquecido ou mal utilizado. Sua importância transcende as estratégias de SEO e ajudam até cegos a navegarem na internet.
O nome do arquivo também é importante na hora de otimizar imagens do WordPress na url. Evite utilizar nomes genéricos como “Image1.jpg” ou “foto8.jpg” e, além disso, sempre use hífens ao invés de underlines quando o nome passar de uma palavra. Exemplo: otimizacao-imagens-wordpress.png
Bônus
Todos os esforços aplicados em nomes atributos ou títulos terão pouca validade caso você não tiver foco e definir uma palavra-chave dentro da sua estratégia de marketing e de SEO.
Plugins e ferramentas recomendadas para otimizar imagens no WordPress.
Duas das ferramentas mais úteis para otimizar imagens no WordPress é o já citado TinyPNG.com, que também está disponível como plugin e o também já recomendado Yoast SEO. Além dos igualmente recomendados: Redirection, Broken Link Checker e SEO Friendly Images.
Espero que tenha ajudado. Aguardo seu comentário.