Manter um site WordPress de maneira saudável é relativamente simples, desde que se tenha em mente os pontos principais que podem influenciar sua instalação e a plataforma de uma maneira geral.
Porque manter um site WordPress
Ter um site WordPress representa uma economia que vai além do desenvolvimento web. Com essa plataforma é mais fácil personalizar o projeto futuramente, mensurar o tráfego e reduzir o tempo de suporte e manutenção. Sem falar que já a algum tempo, o WordPress está preparado para os dispositivos móveis e recebe na média de 3 a 4 atualizações por ano no seu core.
Para que todas as vantagens do WordPress funcione no máximo, é preciso fazer a sua parte. Cuidar da segurança, manutenção, atualização e outros pequenos detalhes é primordial. Existem materiais sobre manutenção mais detalhados na web mas, para manter um site WordPress é preciso pensar apenas em quatro detalhes importantes.
1 – Use uma boa empresa de hospedagem e boas práticas de segurança
Hoje o Google já soma mais de 200 fatores que influenciam no posicionamento orgânico. A performance é um dos pontos importantes de SEO, mesmo que diversos fatores possam afetar o tempo de carregamento de um site, uma boa plataforma de hospedagem será sempre o elemento mais importante de todos.
Uma boa empresa de hospedagem deve fornecer ferramentas otimizada para os usuários do WordPress, como uma área de teste de temas e plugins antes de liberá-lo ao público.
Observar quais tipos de serviços a empresa de hospedagem oferece e qual é seu custo é basicamente a melhor maneira.
Não se esqueça que a segurança faz parte de todo o processo, medidas como o uso de senhas fortes, realizar backup periodicamente, não manter backups em pasta pública e atualizar o WordPress e seus componentes (temas / plugins) são ações que fazem toda diferença. Temos uma categoria só para segurança em WordPress e um artigo que mostra vários plugins que podem te ajudar.
2 – Se é para ter ajuda profissional, busque alguém ou alguma empresa especializada.
Normalmente, quando necessário, um proprietário de WordPress busca ajuda para soluções em front ou back-end para freelancers, agências ou “aquele carinha que fez aquele site daquela vez, você se lembra?”. Este tipo de solução não é profissional, um bom profissional faz backups, registros e documentações de tudo que foi mudado em um site.
Seja qual for a modificação feita no WordPress, um profissional especializado saberá solucionar por saber exatamente o que fez.
3 – Plugins que acompanham o core podem e vão te ajudar
Opte sempre por plugins que acompanham as rápidas evoluções da plataforma e que seja fácil de encontrar suporte. Com a nova versão do WordPress, ao procurar por plugins ou temas, uma guia já mostra se o danado é compatível ou não.
4 – Backup, backup, backup… E antes de fazer qualquer coisa, backup
Uma boa empresa de host sempre faz backups, mas quando você também faz para um local remoto, você dobra a segurança caso haja algum problema e seja necessária alguma recuperação. “O seguro morreu de velhice”
Para isso também existem plugins que podem te auxiliar, caso tenha interesse.
5 – Use um child theme
Um child theme é um tema que herda a funcionalidade do tema pai. Quando você faz alterações para o child theme, que substitui os padrões do tema pai sem tocar ou quebrar arquivos no tema pai. Isso permite que você atualize o seu tema principal, sem o risco de quebrar o seu tema criança, mantendo personalizações.
Entendeu? temos um artigo só sobre child theme. Acredito que você vai gostar.
Conclusão
manter um site WordPress não é fácil, mas certamente vale a pena. Os benefícios a longo prazo são gigantes. Gostou do artigo? É assim que você faz? Por favor, deixe seu comentários abaixo falando como você cuida da sua instalação WP.