A REST API do WordPress criará um universo sem precedentes para seu ecossistema. Com a chegada da versão 4.4 da plataforma o recurso iniciou seu processo de integração ao core do CMS mais popular do mundo.
O que é a REST API do WordPress
A REST API é uma forma simples, flexível e poderosa de acessar os dados de um site WordPress externamente a partir de requisições JavaScript em aplicativos mobile, desktop, plugins ou temas WordPress. Na verdade é uma possibilidade incrível de qualquer aplicação desenvolvida em qualquer linguagem se integrar a algo desenvolvido com base no WP.
Os dados possíveis de serem acessados através da REST API são diversos:
- Posts;
- Meta informações de Post;
- Termos associados a Post;
- Revisões de Posts;
- Páginas;
- Mídia;
- Tipos de Posts;
- Status de Posts;
- Comentários;
- Taxonomias;
- Termos;
- Usuários.
A REST API versus as atuais API do WordPress
O WordPress tem APIs incríveis. Mas a REST API chega com um propósito bem específico, claro e fundamentado com o uso moderno dos navegadores de internet e os dispositivos móveis através de uma interface moderna baseada em REST e sua entrega de dados serializados através de JSON, um formato leve e largamente suportado.
Se você não é familiarizado com o assunto, o JSON é um acrônimo para JavaScript Object Notation, ou seja, ele é um subconjunto do JavaScript e planejado para o intercâmbio de dados. O formato é fácil para humanos ler e escrever, assim como é fácil para máquinas analisar e gerar.
Já o REST é um acrônimo para Representational State Transfer e é um grupo das melhores práticas a acerta do protocolo HTTP.
A REST API versus o XML-RPC
Para que aplicações desktop pudessem criar e editar posts de blog no WordPress foi implementado na plataforma o XML-RPC. RPC é um acrônimo para Remote Procedure Calls, uma forma de chamar funções externamente.
XML é verboso e consome memória significativamente; JSON é conciso e se dá bem com o consumo de memória. REST API é moderno; XML-RPC foi desenvolvido em 1998. A serialização no XML é problemática; no JSON é simples e usa uma sintaxe nativa do JavaScript.
JSON é poderoso; XML também. No entanto,
O suporte para entidades e DOCTYPEs personalizados no XML é problemático e sua análise pode causar problemas e brechas de segurança, incluíndo sérios gargalhos e a exploração de XXE.
Referências sobre a REST API do WordPress
Abaixo links importantes para você se aprofundar mais sobre a REST API do WordPress e por conseguinte explorar todo o potencial que ela poderá oferecer aos seus projetos.
- WP REST API (documentação)
- WP REST API (plugin)