Início » Desenvolvimento WordPress » Gutenberg: o novo editor do WordPress e os impactos no ecossistema
Desenvolvimento WordPress

Gutenberg: o novo editor do WordPress e os impactos no ecossistema

O novo editor do WordPress, batizado de Gutenberg, está sendo desenvolvido do zero e promete significativos impactos em todo o ecossistema da plataforma. Planejado para a versão 5.0 do WP, aguardado no primeiro trimestre de 2018, o editor está no centro de inúmeras discussões, dúvidas e há promessas de que seja um divisor de águas. Ao mesmo […]
Escrito Por Leandro Vieira em setembro de 2017 /3 min de leitura
Conteúdo escrito por humano
Editor Gutenberg do WordPress

O novo editor do WordPress, batizado de Gutenberg, está sendo desenvolvido do zero e promete significativos impactos em todo o ecossistema da plataforma.

Planejado para a versão 5.0 do WP, aguardado no primeiro trimestre de 2018, o editor está no centro de inúmeras discussões, dúvidas e há promessas de que seja um divisor de águas.

Ao mesmo tempo em que defende a plataforma de outros competidores, traz inovações, um significativo avanço na experiência de uso e nas tecnologias utilizadas. Além do mais será um killer dos page builders atuais, finalmente.

O que você precisa saber sobre o Gutenberg

Gutenberg é o nome do projeto. Será o grande marco do WordPress 5.0. Atualmente já pode ser testado através de um plugin. Finalmente nos veremos livres dos page builders.

Os códigos e todo o desenvolvimento está no Github. Toda a base de plugins e temas atuais precisarão se readequar para tirar vantagens das possibilidades que virão.

JavaScript no epicentro

A plataforma utiliza cada vez mais a linguagem JavaScript. É o presente (ainda não podemos dizer “futuro”), da web.

Matt Mullenweg, co-fundador da plataforma, realiza anualmente o “The State of Word”. Em 2015 ele aconselhou a comunidade a aprender JavaScript, e rapidamente, diga-se de passagem.

Relembre:

O conceito de blocos

Gutenberg utiliza o conceito de blocos para estruturar a informação da página. O mesmo conceito será replicado para a toda interface do site que está utilizando o WordPress.

Diversos blocos serão nativos e, através de plugins novos, poderão ser adicionados para atender as mais variadas necessidades. A indústria de temas terá um grande desafio para adequar sua base de produtos.

A imagem abaixo ilustra os blocos em uso.

Blocos do Editor Gutenberg

Blocos personalizados

Boilerplate para o Gutenberg

Já temos um boilerplate para o desenvolvimento de blocos personalizados. Abordarei a questão em artigos futuros.

Ahmad Awais criou uma detalhada introdução ao assunto.

Para pensar sobre o Gutenberg

Gutenberg está no início do seu desenvolvimento. Muitos reviews tem sido feitos, mas acho prematuro algumas críticas. No entanto, elas tem sido válidas para nortear o time dedicado ao projeto.

A inclusão ao core, a partir da versão 5.0 do WP, será um marco e permitirá análises e contribuições diversas. A partir deste momento, veremos melhorias a cada novo lançamento.

Leandro Vieira

Uma das grandes referências de WordPress no Brasil, entusiasta e evangelista da plataforma. Fundador e CEO da Apiki, empresa especializada no desenvolvimento web com WordPress.
Qual nota você da para este artigo?
Ruim

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Excelente
Artigos Relacionados

Como Configurar SEO Inicial para Novos Blogs de Forma Simples

Construa seu site WordPress sob medida com os maiores especialistas em WordPress da America Latina
Conheça a Apiki

Faça um comentário
Cadastre-se rápido

Fazer Login