Manter a verificação de segurança para WordPress é relativamente fácil, basta ter três coisas: a expertise humana, o processo certo e as melhores ferramentas para fazê-lo.
A parte da expertise humana depende de um profissional que compreenda o comportamento de uma aplicação web em um ambiente de produção. Os processos devem ser aplicados em diversas áreas do site, por isso um checklist de segurança para WordPress é recomendado para uma melhor orientação.
Existem diversas ferramentas para a verificação de segurança para WordPress, neste artigo daremos foco para as principais ferramentas de pesquisa e análise de vulnerabilidades em sites WordPress.
Verificação de segurança para WordPress com WPScan e Sucuri
Começando pelo WPScan, uma ferramenta escrita na linguagem Ruby, de código aberto e muito utilizada por profissionais de segurança e administradores de sites em WordPress para analisar, testar e garantir a segurança da aplicação. Com ela é possivel:
- Análise de vulnerabilidade não intrusiva;
- Pesquisa e listagem dos nomes de usuários em uso;
- Simulação de ataque de força bruta (brute force);
- Verificação de senhas fracas em uso;
- Análise da versão do WordPress, plugins e temas em uso;
- Listagem dos plugins em uso;
- Miscelânia de verificações em instalações WordPress.
Outra ferramenta muito conhecida e utilizada por desenvolvedores e técnicos focados em WP é a Sucuri, esta ferramenta realiza um monitoramento 24/7, a vantagem de se trabalhar com essa ferramenta é a facilidade de notificação ao responsável pelo site, caso haja qualquer tentativa de invasão ou mudança no código.
Hoje, os especialistas em WordPress recomendam, além das demais já citadas, recomendam mais seis ferramentas para análise e verificação de sites em WordPress:
Cuckoo, Metasploit, Zap Proxy, Vega, SQL Map e dirsearch. Estas ferramentas para verificação de segurança para WordPress, identificam falhas, malwares, vírus, invasões e demais problemas de segurança que estão presentes na web.
De todas as situações de risco que a internet pode oferecer o usuários e gestores de site a palavra que muda a realidade mantendo a segurança é sempre o monitoramento. Lembrando que um site limpo e bem monitorado, vai além da segurança, também garante uma boa experiência, confiabilidade e melhor indexação nos mecanismos de busca.