Início » Infra para WordPress » Aprenda a migrar o .htaccess do WordPress
Infra para WordPress

Aprenda a migrar o .htaccess do WordPress

Saiba mais sobre o que é .htaccess e aprenda como migrar o .htaccess do WordPress sem cometer erros. Basta seguir essas dicas e sua migração será um sucesso.
junho de 2016 /5 min de leitura
Conteúdo escrito por humano
destaque migrar .apache-WordPress destaque

Antes de falar sobre como migrar o .htaccess do WordPress, é importante explicar primeiro o que é o .htaccess. Bom, é arquivo de configuração do servidor apache, com ele é possível configurar inúmeras funções de acesso. Basicamente o arquivo serve para configurar o tipo de acesso a um determinado diretório e seus diretórios subsequentes. É bastante utilizado para bloquear ou proteger diretórios, configurar páginas de erro do tipo 404, redirecionamentos e outros.

migrar .htaccess WordPress 2

Antes de migrar de servidor, é necessário que se faças algumas considerações antes. O arquivo .htaccess, em servidores Apache, é responsável por armazenar diretrizes que definem ou modificam comportamentos do servidor por questão de segurança, performance ou implementação de recursos mais sofisticados.

Esse arquivo não tem um nome e sim uma extensão, .htaccess, somente. Portanto, ele é um arquivo oculto e às vezes acaba sendo esquecido em função disso. Analise também as diretivas utilizadas e certifique que o host de destino suporta os módulos em uso.

migrar .htaccess WordPress

Com o .htaccess podemos controlar diversos parâmetros, tais como:

  • acesso restrito (com ou sem uso de senha);
  • páginas de erro padrão;
  • página padrão de acesso ao site;
  • redirecionar diretivas;
  • URLs amigáveis;
  • grande auxílio no SEO do site;
  • entre muitas outras funções;

Nota: Ao colocar um arquivo .htaccess na pasta raiz de um site, ele atuará sobre todas as pastas deste. Mas, um arquivo .htaccess numa subpasta anula a ação do anterior passando a agir sobre essa pasta e suas subpastas.

Quais servidores são compatíveis com .htaccess?

Para que seja possível utilizar o .htaccess é necessário ter o servidor apache instalado, hoje em dia o apache está presente em praticamente todos os servidores de hospedagem. É necessário verificar apenas se o provedor permite configurações através de .htaccess.

Quem utiliza servidores dedicados e tem acesso root não terá problemas em trabalhar com o .htaccess. Na verdade o .htaccess é mais recomendável em servidores dedicados do que em hospedagem compartilhada, principalmente pela questão do desempenho.

Como criar um arquivo .htaccess?

O arquivo .htaccess pode ser criado facilmente pelos usuários do cPanel, é só acessar o gerenciador de arquivos, navegar até o diretório public_html ou diretório desejado, clicar na opção “Novo Arquivo” e informar o nome .htaccess.

migrar .htaccess WordPress notepadQuem não possui o cPanel, pode criar o arquivo através do Bloco de Notas, basta iniciar o Bloco de Notas, informar/escrever o comando e salvar com o nome “.htaccess” (É necessário “forçar” a extensão, informe o nome .htaccess entre aspas, ou seja “.htaccess”). Após criar o arquivo e salvar, envie para o diretório desejado através um software FTP.

Importante: Caso você encontre o arquivo já criado no diretório, considere apenas adicionar a função desejada ao invés de removê-lo e ocasionar erros ao acessar o site.

Como migrar o .htaccess do WordPress

Agora que você já sabe o que é .htaccess e como criá-lo, agora é hora de aprender como migrá-lo. Movendo os arquivos do WordPress a partir de um local em seu servidor para outro – mudando sua URL – requer alguns cuidados especiais.

Aqui estão as instruções passo-a-passo:

Não tente visitar seu site durante a mudança!

  1. Crie o novo local usando uma dessas duas opções:
    1. Se você esta movendo os arquivos principais do WordPress para um novo diretório, crie o novo diretório.
    2. Se você quiser mover o WordPress para o diretório raiz, certifique-se que todos os index.php, .htaccess e outros arquivos que podem ser copiados/movidos e que o diretório raiz está pronto para os arquivos do WordPress.
  2. Entre em seu SITE.
  3. Vá para Painel > Configurações > Geral.
  4. No campo Endereço do WordPress (URL):altere o endereço para a nova localização dos arquivos principais do WordPress.
  5. No campo Endereço do site (URL)altere o endereço para a nova localização, que deve coincidir com o endereço (URI) do WordPress.
  6. Clique em Salvar Alterações.
  7. Não tente visitar seu site agora
  8. Mova os arquivos principais do WordPress para o novo lugar. Isto inclui os arquivos dentro do diretório original, comohttp://exemplo.com/wordpress e todos os subdiretórios, para o novo lugar.
  9. Se estiver usando links permanentes vá em Painel > Configurações > Links Permanentes e atualize sua estrutura para recriar um novo arquivo .htaccess. O arquivo .htaccess deve ficar no mesmo diretório que o arquivo index.php.
  1. Verifique também o caminho para arquivos enviados em Painel > Configurações >Mídia, no campo Armazenar arquivos enviados nesta pasta.

NOTAS: As imagens das postagens e páginas podem não aparecer porque o caminho e a pasta mudaram de lugar, você terá então que atualizar o caminho das imagens referenciadas nas postagens e páginas. Há plugins que permitem fazer isso em todas as postagens e páginas, automaticamente, e você pode alterar em massa, diretamente no banco de dados também.

Plugin recomendado: Search and Replace (faça backup antes de toda alteração drástica como essa!)

É importante que você defina os locais URI antes de mover os arquivos.

Fonte: WordPress.org

Qual nota você da para este artigo?
Ruim

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Excelente
Artigos Relacionados
Manual da Cultura da Apiki

Manual da Cultura da Apiki

  1. […] é o primeiro passo para a solução. Você pode fazê-lo através de renomear seu arquivo .htaccess principal para algo como .htaccess_old. Para renomear o arquivo .htaccess, você vai precisar para […]
  2. […] do seu WordPress. Tenha a certeza de que os seus permalinks ficam reescritos através do ficheiro .htaccess caso a raíz do seu servidor tenha mudado. A vantagem de usar o plugin WP Migrate DB é que ele […]
  3. […] é o primeiro passo para a solução. Você pode fazê-lo através de renomear seu arquivo .htaccess principal para algo como .htaccess_old. Para renomear o arquivo .htaccess, você vai precisar para […]

Construa seu site WordPress sob medida com os maiores especialistas em WordPress da America Latina
Conheça a Apiki

Faça um comentário
Cadastre-se rápido

Fazer Login