Uma vastidão de sites ou blogs desenvolvidos com o WordPress tiveram seus temas personalizados. Porém, ainda uma pequena parcela desses sites fazem uso de Child Theme WordPress para ajudar na hora das mudanças feitas no tema.
Isso é bem ruim! Afinal de contas, fazer uso de child theme WordPress significa evitar erros, porque é onde serão implementadas todas as personalizações. Tudo graças à hierarquia de modelos (template) do WordPress.
O que é Child Theme WordPress?
Em sua construção básica, Child Theme WordPress é uma pasta dentro da diretório de temas da sua instalação que contém um arquivo style.css formatado no padrão exigido pelo WordPress.
Segundo o Codex, Child Theme WordPress, ou Tema Filho:
“Um tema filho é um tema que herda as funcionalidades e estilos de outro tema, chamado de tema pai. Os temas filhos são a forma recomendada de modificar um tema existente.”
Resumindo
Ao fazer uso de Child Theme WordPress, você poderá customizar um layout único utilizando como base um outro tema. É perfeito para quem está aprendendo a customizar temas e para os que querem desenvolver seus temas do zero.
Também é bastante útil para quem compra temas (que são atualizados de tempo a tempo) e não quer perder as suas alterações ao atualizar o Tema Pai.
Child Theme WordPress é a forma recomendada para se fazer modificações em um tema sem que alterações no Tema Pai sejam perdidas.
Por que usar Child Theme WordPress?
- Se você modificar um tema diretamente e o tema for atualizado, suas modificações podem se perder. Ao usar um Child Theme WordPress você se certifica de que suas modificações são preservadas.
- Usar um Child Theme agiliza o desenvolvimento.
- Usar um Child Theme é uma forma de aprender sobre o desenvolvimento de temas WordPress.
Caso você não se sinta confortável em criar o seu próprio Child Theme WordPress, você pode usar o plugin Child Theme Wizard para te ajudar nessa missão.
Você faz uso de Child Theme WordPress? Conta pra gente nos comentários a sua experiência com Tema Filho e com o WordPress.