A equipe do WordPress mais uma vez traz novidades no lançamento de sua mais nova versão. O WordPress 4.5 vem com um quê a mais quando o assunto é a gestão de comentários. Se você lida com moderação de comentários frequentemente, fique atento, pois temos coisas bem interessantes vindo por aí.
Os e-mails de notificação já eram grandes aliados no processo de moderação ao disponibilizar links para aprovar, marcar como spam e mover para lixeira. Porém, a tela não exibia o comentário devidamente formatado, mas sim com todas as tags HTML visíveis. Para quem está acostumado, isso não era um grande problema, mas para pessoas mais leigas no assunto (que não sabem o que é <em>, <a> ou <b>), isso se tornava um emaranhado de códigos que só dificultavam a visualização de como o comentário seria exibido logo após a aprovação.
Outra “falha” na gestão de comentários pelos links dos e-mails de notificação era não haver a permissão de edição dos comentários. Agora, na versão WordPress 4.5 há o link de edição ao final da tela. Portanto, não será mais necessário fazer o caminho convencional de edição, agilizando dessa forma a gestão de comentários em todos os sentidos.
Mais novidades na gestão de comentários
Os campos do formulário de envio de comentários possuem limitadores de caracteres que poucos conhecem. Na versão 4.5, o WordPress forçará a quantidade máxima de caracteres para cada campo. Seguem abaixo os limites:
- Comentário: 65525 caracteres
- Nome : 245 caracteres
- E-mail: 100 caracteres
- URL: 200 caracteres
Caso o usuário digite algo além do limite de cada campo, será exibida uma mensagem de erro. Nessa mensagem, houve uma pequena mudança, mas que é essencial para a experiência do usuário. Um link para voltar à página anterior foi adicionado ao final da tela, não precisando mais fazer o uso do botão voltar do navegador.
Há novidades também para os desenvolvedores. Para consultá-las, no Make WordPress Core há um post com tudo o que mudou nos comentários. Também no WP Tavern, há mais detalhes.
Quer saber o que mais vem por aí? Acompanhe nossa cobertura completa no blog. 🙂