É interessante como a maioria das pessoas têm uma reação de aversão quando defrontam-se pela primeira vez com uma tecnologia nova/inovadora. CDN não é uma tecnologia relativamente nova, mas atualmente ganha mais força. Seu principal atrativo é como a performance com CDN fica melhor, devido a diminuição da latência.
Por que fica melhor com CDN? Não existem outras opções?
Para início de conversa, CDN não é o único caminho para melhorar a performance. Existem diversos outros que sugiro que você fique ligado. Afinal, são diferentes causas para influenciar negativamente a performance, da mesma forma, são diferentes possibilidade.
Quando falamos de performance/CDN, estamos falando de melhorar a velocidade do site na parte que vai além do código ou do tamanho das imagens. Estamos falando é do caminho que uma requisição faz e volta com os dados do site acessado. Este caminho pode fazer um usuário do seu site ou cliente da sua marca permanecer ou desistir da navegação.
O que devemos nos atentar?
Para comprovar a melhora da performance com CDN é preciso testar. Para isso recomendo o site webpagetest.org. Depois de testar, observe a coluna referentes ao “Start Render”, elas mostram o tempo de início da exibição da página. Isso afeta, e muito, na percepção do usuário e dos buscadores quanto a velocidade da sua página. E como sabemos, a performance conta muito para a conversão e posicionamento orgânico nos motores de busca.
Vale ressaltar que ações isoladas para o melhoramento de performance não são tão efetivas quanto se espera. Com uma boa otimização das imagens (o que é imprescindível em tempos de muito conteúdo e tanta conexão 3G), este cenário melhora ainda mais. Em alguns caso uma CDN pode aumentar em média 30% a velocidade de abertura de página. Mesmo assim não devemos contar apenas com um melhoramento no serviço de infra, devemos melhorar o site por completo para obter sempre os melhores resultados.