Chegou a hora de falar um pouco dos recursos para desenvolvedores WordPress, criados pensando especialmente em facilitar a programação web, mas nem sempre são lembrados por eles.
Recursos para desenvolvedores do WordPress
É assim mesmo, às vezes tempos a ferramenta dentro de casa, que resolve o problema, mas não temos conhecimento que ela está ali. Então compramos outra ferramenta nova.
API do Sistema de Arquivos
O WordPress tem uma API para sistema de arquivos desde a versão 2.6, ela dá uma força na hora de lidar com atualização automática. OK, não é algo de uso diário, mas é bom saber que esse recurso do WordPress está à disposição. Afinal, atualizar o WordPress é uma união de ferramentas e processos.
Metadados nos termos
Desde a versão 4.4 do WordPress, as taxonomias receberam metadados criando novas possibilidades para os desenvolvedores. Isto inclui uma nova tabela wp_termmeta completa com get_term_meta (), update_term_meta () e todas as outras habituais.
Como já estamos no WordPress 4.6, as novidades desse campo só aumentam e melhoram.
Conteúdo de terceiros só colando um link
É difícil de acreditar, mas muita gente desconhece que o WordPress usa oEmbed, assim você pode incorporar tweets, Vimeo, YouTube, vídeos, Soundcloud, gifs e muitas outras possibilidades para tornar o conteúdo mais interessante para o leitor, o problema é que esse recursos nem sempre são usados por desenvolvedores. Na verdade, você pode simplesmente colar um link para o recurso em questão e ela será convertida para uma incorporação, fácil, não é mesmo?
Antes de acreditar que não vai dar para acrescentar, tente ao menos colar o link e ver o que dá. O WordPress existe para facilitar sua vida.
Publicações em multi-páginas
Recentemente tive um probleminha quanto a multi-páginas, o Google Search Console acusou repetição de metas-descrições mas, na verdade, estava considerando a descrição da categoria nas páginas subsequentes. Esse é um dos motivos que não gosto de utilizar esse recurso. Caso você queira, ele está lá no WordPress.
Basta usar a tag <!–nextpage–>
para dividir o conteúdo em várias páginas. WordPress terá todas as suas tags e gerar a paginação com base nelas.
Espero que tenha te ajudado. Compartilhe.
Caso você conheça algum macete ou outros recursos recursos para desenvolvedores, por favor deixe seu comentário abaixo.