Afinal, o que é WordPress Headless?

Leandro Vieira, CEO da Apiki, falou sobre o tema em uma entrevista concedida à TV Digitalks. Confira!

O que é WordPress Headless
Seus amigos merecem saber desse conteúdo?

O que é WordPress Headless ou WordPress sem tema? Você já ouviu falar?

Se a resposta for “sim”, certamente foi por meio de algum dos nossos canais.

Temos falado bastante a respeito do conceito, que refere-se ao ato de desagregar o back do front-end. A REST API, contudo, é o centro de integração entre os dois ambientes.

Para você entender melhor, confira a entrevista que o CEO da Apiki, Leandro Vieira, concedeu à TV Digitalks no último Fórum de Marketing Digital do Rio de Janeiro.

O que é WordPress Headless?

“O WordPress é comumente utilizado com o core da plataforma, os plugins e o tema. Com o conceito de Headless você não tem um tema WordPress padrão, então você usa o WordPress como um CMS de fato e a sua camada de visualização é como se fosse um APP.

Ali você terá algo em react, angular, vue, por exemplo.

Qual é a vantagem disso? Você  consegue ter um único CMS servindo o seu site que vai ser um APP consumindo seu conteúdo através de uma API, você consegue ter um aplicativo para o celular também consumindo essas mesmas informações, ou seu próprio site, desenvolvido com esse conceito, você consegue converter ele também facilmente para um APP, um aplicativo para televisão, relógio, pra qualquer coisa com essas informações.

Então é um novo conceito que tem surgido. A gente já desenvolveu alguns grandes cases aqui no Brasil e, lá fora, na Europa, o que mais tem se discutido é este formato de trabalho. Estamos muito felizes de, em pouco tempo, termos trazido essa novidade para o Brasil”, explica Leandro.

No dia 04/09 Leandro Vieira levará ao palco Congress do Expo Fórum Digitalks 2018, os clientes Bruno Rodrigues e Carlos Sena, leia-se Personare e Serasa Experian, respectivamente, para falar sobre ambos projetos totalmente desenvolvidos em Headless.