Gutenberg: o novo editor do WordPress e os impactos no ecossistema

Seus amigos merecem saber desse conteúdo?

O novo editor do WordPress, batizado de Gutenberg, está sendo desenvolvido do zero e promete significativos impactos em todo o ecossistema da plataforma.

Planejado para a versão 5.0 do WP, aguardado no primeiro trimestre de 2018, o editor está no centro de inúmeras discussões, dúvidas e há promessas de que seja um divisor de águas.

Ao mesmo tempo em que defende a plataforma de outros competidores, traz inovações, um significativo avanço na experiência de uso e nas tecnologias utilizadas. Além do mais será um killer dos page builders atuais, finalmente.

O que você precisa saber sobre o Gutenberg

Gutenberg é o nome do projeto. Será o grande marco do WordPress 5.0. Atualmente já pode ser testado através de um plugin. Finalmente nos veremos livres dos page builders.

Os códigos e todo o desenvolvimento está no Github. Toda a base de plugins e temas atuais precisarão se readequar para tirar vantagens das possibilidades que virão.

JavaScript no epicentro

A plataforma utiliza cada vez mais a linguagem JavaScript. É o presente (ainda não podemos dizer “futuro”), da web.

Matt Mullenweg, co-fundador da plataforma, realiza anualmente o “The State of Word”. Em 2015 ele aconselhou a comunidade a aprender JavaScript, e rapidamente, diga-se de passagem.

Relembre:

O conceito de blocos

Gutenberg utiliza o conceito de blocos para estruturar a informação da página. O mesmo conceito será replicado para a toda interface do site que está utilizando o WordPress.

Diversos blocos serão nativos e, através de plugins novos, poderão ser adicionados para atender as mais variadas necessidades. A indústria de temas terá um grande desafio para adequar sua base de produtos.

A imagem abaixo ilustra os blocos em uso.

 

Blocos personalizados

Boilerplate para o Gutenberg

Já temos um boilerplate para o desenvolvimento de blocos personalizados. Abordarei a questão em artigos futuros.

Ahmad Awais criou uma detalhada introdução ao assunto.

Para pensar sobre o Gutenberg

Gutenberg está no início do seu desenvolvimento. Muitos reviews tem sido feitos, mas acho prematuro algumas críticas. No entanto, elas tem sido válidas para nortear o time dedicado ao projeto.

A inclusão ao core, a partir da versão 5.0 do WP, será um marco e permitirá análises e contribuições diversas. A partir deste momento, veremos melhorias a cada novo lançamento.