WP_ALLOW_REPAIR para reparar e otimizar o banco de dados do WordPress

A constante WP_ALLOW_REPAIR ativa recursos nativos no WordPress para reparar o banco de dados ou reparar e otimizar o banco de dados.

Imagem de ferramentas

A constante WP_ALLOW_REPAIR quando utilizada, ativa o recurso nativo do WordPress para reparar tabelas corrompidas no banco de dados. O mesmo recurso também pode ser utilizado para, além de reparar, otimizar as tabelas.

Se você é um profissional mais experiente, com conhecimentos avançados, prefira o uso de ferramentas próprias para gestão de banco de dados, ou o inabalável terminal.

Como usar a constante WP_ALLOW_REPAIR

Essa constante deve ser colocada no arquivo wp-config.php. Seu valor deve ser um booleano true. Assim:

define( 'WP_ALLOW_REPAIR', true );

Uma vez adicionado essa configuração ao arquivo e, obviamente, salvá-lo, acesse a seguinte URL:

/wp-admin/maint/repair.php

O WP exibirá a seguinte interface:

Tela do WordPress quando o arquivo repair.php é acessado e a constante WP_ALLOW_REPAIR está ativa

Uma interface simples e explicativa com duas alternativas: reparar o banco de dados ou reparar e otimizar o banco de dados. A diferença entre ambas é que na segunda alternativa uma otimização será realizada após o reparo.

O resultado será apresentado da seguinte forma:

Tela do WordPress exibindo resultado da operação de reparo do banco de dados

Elimine a configuração após o uso

Banco de dados deve ser reparado, e/ou otimizado, quando necessário. Isso deve ser feito por pessoas autorizadas. Logo, após fazer uso do recurso considere remover a constante WP_ALLOW_REPAIR do arquivo wp-config.php.

Caso contrário, qualquer pessoa poderá realizar essas operações custosas em seu banco de dados e comprometer a performance e funcionamento da sua aplicação.

O arquivo /wp-admin/maint/repair.php quando acessado sem a presença da constante exibe a seguinte mensagem indicativa ao usuário:

Tela do WordPress informando da necessidade de usar a constante WP_ALLOW_REPAIR para uso do recurso

Faça bom uso do recurso quando necessário. Ou seja, quando precisar reparar automaticamente os problemas no banco de dados da sua instalação WordPress. Bem como for necessário otimizá-lo.

Esse recurso nativo da plataforma ajuda na solução de problemas comuns e simples. Pela simplicidade de uso é uma grande alternativa para pessoas com poucas experiências em banco de dados, bem como por aqueles até mais experientes que precisam de uma alternativa rápida e prática.