WordPress 4.8 editor: em 2017 estava prevista a sua chegada. A nova versão trouxe melhorias e um deu passo importante e necessário para esse advento.
As melhorias no editor do WordPress 4.8 não são tão percebidas visualmente. Mas é preciso saber a respeito e os avanços que serão permitidos através delas.
Em resumo foram três progressos:
- Suporte aos navegadores de internet;
- Melhorias no “link boundaries”;
- Estruturação para a chegada do Gutenberg.
WordPress 4.8 editor: sobre o suporte aos navegadores de internet
Manter a retrocompatibilidade com os browsers antigos é um desafio e esforço colossal. Em alguns cenários isso impede o avanço e implementação de novas tecnologias.
As versões mais antigas do Internet Explorer sempre foram travas para as equipes de desenvolvimento de qualquer plataforma.
A partir da versão 4.8 do WordPress, o suporte às versões do IE 8, 9 e 10 será interrompido. A Microsoft, inclusive, fez o mesmo em janeiro de 2016.
A cada versão e novos recursos implementados, o WordPress usa mais a linguagem JavaScript. Os navegadores de internet modernos tem suporte mais completo à linguagem e permitem o avanço e uso das novas possibilidades.
É claro que você conseguirá acessar o Painel do WordPress fazendo uso do Internet Explorer 8, 9 e 10. No entanto, as possibilidades para essas versões serão limitadas.
Os usuários que acessarem o WordPress com essas versões, serão apresentadas ao Browser Happy, um serviço que lhes auxilia na escolha e troca de um browser mais moderno.
Sobre as melhorias no “link boundaries”
Imagine o seguinte cenário: você está trabalhando em um texto no editor do WordPress. Então você aplica um link em parte desse texto. Daí, resolve alterar parte desse texto que está com o link aplicado.
A experiência com essa funcionalidade é frustrante. Sabemos que links são aplicados a todo momento, logo a insatisfação é frequente.
Link boundarie é uma melhoria no editor do WordPress 4.8 e as imagens abaixo explicarão facilmente a funcionalidade dele. A primeira imagem é da versão 4.7 do WP, a segunda é da versão 4.8.
(Crédito das imagens https://www.codeinwp.com/blog/wordpress-4-8.)
Sobre a estruturação para a chegada do Gutenberg
Ainda em 2017 conheceremos o novo editor do WordPress. Essa é uma das grandes metas para este ano.
Antes da sua chegada, porém, a plataforma precisa se reestruturar, uma vez que a mudança será grande. Tanto em questão de códigos, suporte de plugins e, principalmente, experiência de escrita.
O projeto está em desenvolvimento e é chamado de Gutenberg. O CMS mais popular da atualidade deixará de fazer uso do TinyMCE e terá uma estrutura blocada.
Para matar a curiosidade e saber o que teremos brevemente na plataforma, visualize os mockups do novo editor do WordPress.