5 perdas geradas por falta de processo de segurança com o WordPress

Você tem um processo de segurança para proteger seu projeto em WordPress? A falta de regras de segurança impactam seus negócios e geram perdas.

Processo de segurança em WordPress

A falta de processo de segurança resulta em perdas significativas para os negócios.

Segurança é algo para se preocupar, implementar e principalmente revisar regularmente.

Nos últimos anos, tenho definido e executado inúmeros processos de segurança rotineiramente para clientes e conheci de perto as perdas que a falta dele gera.

Sobre processo de segurança

Processo de segurança, em linhas gerais, são ações continuadas que sua operação precisa executar para garantir o desejado, ou seja, se manter seguro.

São sequências de verificações, análises, monitoramento e quando necessário execução para corrigir rotas ou se proteger.

O processo mais simples, e essencial, de segurança que você precisa definir e executar é manter o WordPress, plugins e temas sempre atualizados.

As perdas causadas por problemas de segurança

Quando um incidente de segurança ocorre, diversos problemas vem a tona. Alguns mais críticos que outros dependendo do ponto de vista e do tipo de negócio.

Eu considero cinca perdas críticas. São elas:

  1. Perder dinheiro, rentabilidade;
  2. Perder credibilidade;
  3. Perder dados;
  4. Perder relevância no marketing;
  5. Perder tempo.

Sobre a perda de dinheiro

Falta de processo de segurança gera perda de dinheiroVamos considerar que o seu site é gerador de negócios. Seja leads, pedidos ou vendas.

Imagine que ele seja hackeado e seu acesso comprometido. Todo o tráfego recebido não consegue mais se converter em contatos, realizar pedidos ou comprar.

O resultado disso é simples: perda de dinheiro. Perda de rentabilidade do seu negócio.

Como a falta de segurança afeta a sua credibilidade

Falta de processo de segurança gera perda de credibilidadePor conquistar e manter credibilidade vamos considerar dois agentes: seres humanos e robôs.

Sim. É importante pensar nos diversos robôs que acessam rotineiramente sites, aplicativos e aplicações diversas por aí.

Considere que seu site foi hackeado e que a intenção do indivíduo era expressar mensagens de cunho preconceituosos; redirecionar seus usuários para roubar suas informações; exibir produtos e informações pornográficas.

Se a correção dos tipos de problemas ilustrados acima for rápida, talvez a credibilidade da marca não seja afetada. Em um cenário diferente, o público pode considerar o fato ofensivo e não voltar mais.

Já os robôs podem penalizar sua reputação e baixar seu índice de relevância.

A dolorosa perda de dados

A falta de processo de segurança gera perda de dadosQuem mantém um site grande ou bem antigo, tem ciência do quanto foi doloroso criar conteúdo, promover cada um deles, coletar dados de usuários e vários outros tipos de informações.

E considerando que poucos se preocupam com backup, a perda desses dados pode ser dolorosa.

Pode ser doloroso também quando as informações perdidas são dados sensíveis do seu negócio, ou informações confidenciais dos seus clientes.

A perda desses dados pela falta de um processo de segurança também pode resultar em perda de dinheiro e de credibilidade.

A perda de relevância em marketing

A falta de processo de segurança gera perdas no marketingMecanismos de busca como o Google é responsável, em alguns casos, por mais de 90% do tráfego de alguns sites e blogs.

A conquista por melhores posições é contínua, árdua e exige muito esforço, dedicação, paciência e dinheiro.

Ser hackeado e praticar atitudes anti éticas consideradas pelos buscadores, resulta em punição e em última instância na remoção completa das suas páginas do índice.

Nos últimos anos tem se intensificado os ataques que utilizam seu site WordPress para a prática de black hat SEO, web spam e várias outras para potencializar negócios alheios através de sites de terceiros e sem o consentimento deles.

Conquistar relevância em marketing exige investimentos financeiro, de tempo, de pessoal e de várias estratégias para iniciar, criar e conquistar credibilidade e autoridade junto a potenciais clientes, funcionários e sociedade. Não perca essa conquista por uma falta de processo de segurança.

A perda do tão precioso tempo

Falta de processo de segurança gera perda de tempoA maior escassez da atualidade é o tempo. Ele se tornou precioso e há jargões recorrentes sobre ele como o “tempo é dinheiro”.

Eu diria que tempo é vida.

Quando você não se preocupa com a segurança do seu site WordPress, na verdade você está perdendo tempo, e muito.

Isso acontecerá, acredite, na hora menos oportuna, inesperada e quando exigirá tempo de você. Mas ele está em falta e vai te exigir comprar o tempo dos outros ou te privar de compromissos sociais ou do precioso e gostoso sono.

Lembre-se que para a conquista de relevância em marketing foi necessário tempo, muito. E o processo reversos, infelizmente, acontece de forma mais acelerada.

Você investiu muito tempo para coletar dados e informações estratégicas que te ajudam na tomada de decisão do marketing, negócios e produtos. E para uma boa análise de dados é necessário volume, e isso demanda tempo.

Conclusão

Preocupe-se com segurança. Se há um processo sendo executado, conheça-o, faça revisão e o aprimore.

Se não há nada em pauta, procure definir um o quanto antes. Comece pelo mais simples e essencial: manter o WordPress, plugins e temas atualizados.

Em nosso blog dedicado ao WordPress, há inúmeras e relevantes dicas, guias práticos e muita informação para você aplicar ou encaminhar para o setor responsável.

Você já tem a perda de dinheiro,  credibilidade, dados, relevância ou tempo por falta de um processo de segurança?