Como uma CDN melhora a performance

0
cdn-melhora-performance-destaque

Todos os fatores que melhoram a experiência do usuário durante a navegação é relevante.

A performance percebida é uma delas. A implementação de CDN ajuda neste quesito e por conseguinte melhora o SEO, uma vez que experiência é fator de rankeamento.

Um dos pontos de maior importância quando se trata de Search Engine Optimization (SEO) é a velocidade da página. Uma rápida resposta à requisição feita, seja em um dispositivo móvel ou desktop se torna muito favorável para o posicionamento orgânico.

Quem se aprofunda nas questões de performance de sites sabe bem que a velocidade de resposta depende de alguns fatores.

Deixando um pouco de lado o código, imagens ou implementações que podem “pesar” o site, temos que rever o sistema de infra para sites disponíveis atualmente.

Por que a CDN melhora a performance e o SEO?

Essa é fácil, imagina que você é um cliente da uma marca como Aliexpress.com. Quando você compra nessa loja, tem que esperar todo o processo de envio (digamos que da China). Certamente o tempo de entrega será maior que uma loja que existe em sua cidade.

Agora imagina que a Aliexpress tenha centros de distribuição mais perto de você, a entrega seria bem mais rápida. Você receberia a mesma coisa que comprou, do mesmo site, em um tempo muito menor.

CDN melhora performance e tempo de carregamentoCom uma CDN é basicamente a mesma coisa, você tem uma hospedagem em qualquer lugar do mundo e centros de distribuição de conteúdo espalhados pelo globo. Além de uma entrega de conteúdo muito mais rápida, você também aproveita a economia de espaço e recursos no servidor central.

Os SERPs consideram o CDN ou o o local de hospedagem?

Os Search Engine Results Page ou Página de Resultados de Mecanismos de Busca, consideram o tempo em que o conteúdo é aberto na página considerando a velocidade de conexão. Ou seja, independente de onde venha o conteúdo, o que interessa é que ela chegue rapidamente ao usuário.

O Google adora sites rápidos e anunciou em 2010 que a velocidade dos sites começaria a afetar seus rankings. Quanto mais rápido o seu site, melhor a sua chance de subir nos ranking.

Conclusão

Muitos fatores podem aumentar a rapidez do seu site. Além de não comprometer a segurança do site e não sobrecarregar o servidor central, uma CDN melhora o rendimento da sua página consideravelmente.