O Page Builder é uma ferramenta que até uma pessoa leiga em programação pode utilizar para desenvolver um site ou blog em WordPress. Mesmo com o tema escolhido, para melhorar a visualização do layout, há aqueles que optam pela sua utilização, a fim de ter maior flexibilidade na construção das páginas do seu site.
O QUE É UM PAGE BUILDER?
Um page builder (ou construtor de páginas) é um único plugin que contém elementos para a composição de páginas WordPress.
Com os construtores de páginas, o usuário terá a capacidade de construir as páginas de seu site como desejar, e depois reformulá-las com muita facilidade, nem todos são de fácil compreensão de manuseio, em contrapartida há aqueles que até o mais leigo conseguirá trabalhar facilmente, já que cada um tem a sua particularidade.
Utilizando o Divi Builder como exemplo, há diversos elementos visuais para compor a concepção do seu site, como a criação de galerias, mapas, depoimentos, imagem, textos, botão de chamada, entre outros.
A grande vantagem de se utilizar o Construtor Divi é que, para inserir elementos específicos sem a aplicação do construtor, como um carrossel ou área de comentários de visitantes, precisaria de instalar vários plugins de recursos únicos, e muitos deles ainda precisando de ser configurados.
Com tanta facilidade, então qual é a função de um desenvolvedor?
O usuário tem acesso a elementos visuais limitados, que pode não atender à suas necessidades. Então, o desenvolvedor tem o papel de adicionar novos módulos ou novas funcionalidades ao construtor ou ao tema de acordo com a vontade do cliente.
O Construtor Divi possui bibliotecas de layouts pré-definidos, onde o desenvolvedor poderá se inspirar neles, além de blogs e usuários da comunidade que compartilham os seus layouts.
Fora isso, alterações diretas de CSS, como inserir fontes específicas ou troca de cores, necessitam de um desenvolvedor.
Conclusão
Um dos benefícios para a utilização de plugins de construtores de páginas é a quantidade de funcionalidades disponíveis, com um design moderno e uma curva mínima de aprendizagem.