WordPress 4.6: Melhorias no editor para ganho de produtividade

No WordPress 4.6 contaremos com melhorias no editor que proporcionarão uma experiência de uso ainda mais rápida e eficiente.

Melhorias no editor

O WordPress 4.6 acabou de sair e traz novidades, correções e melhorias no editor que irão tornar a experiência de desenvolvedores e gestores de conteúdo ainda mais agradável.

Como já é feito em todas as versões, a comunidade de desenvolvimento analisa criteriosamente o feedback dado por usuários e desenvolvedores sobre problemas enfrentados na versão vigente, questões importantes UX que deveriam ser incorporadas, e recursos existentes que poderiam ser melhorados e, dentro do possível, trabalham para encaixar tais melhorias em versões futuras.

Cresci ouvindo que “tempo é dinheiro” e hoje, mais do que nunca, não podemos perder tempo com coisas corriqueiras que roubam nossa produtividade. Por isso, o WordPress se esforça em implementar, a cada versão, melhorias no editor que facilitam nossas vidas. Para a versão 4.6, contaremos com duas atualizações importantíssimas: Recuperação de conteúdo mais confiável e Destaque para links quebrados.

Melhorias no editor garantem uma recuperação de conteúdo mais confiável

Autosave é um recurso do WordPress, que salva automaticamente as alterações feitas em posts ou páginas e desde a versão 3.6, também aproveita o recurso de cache do navegador do usuário para que as alterações não se percam caso haja uma falha inesperada. Porém, atualmente, o processo de gravação raramente indica quando houve uma falha, podendo induzir o usuário ao erro.

Para a nova versão, o WordPress 4.6, essa informação está ainda mais clara. Um alerta é exibido no alto da página informando que uma cópia de segurança da última edição realizada no conteúdo do post está disponível, sugerindo que seja feita a restauração (Restaurar backup) antes de dar continuidade a edição para que não haja perda de dados.

Melhorias no editor
Mensagem que indica quando há cópias de segurança disponíveis

Só quem já perdeu um post quase pronto, sabe o valor de uma cópia de segurança confiável  :'(

Destaque para links quebrados

Além disso, outra atualização que promete ajudar bastante, principalmente para quem trabalha com gestão de conteúdo, é o destaque para links quebrados.

Quando um link for adicionado em um post ou página, WordPress irá verificar veracidade do link quando o Enter ou o “aplicar” forem pressionados. Caso a URL do link estiver quebrada ou for inexistente a mesma receberá um destaque na cor vermelha em vez do azul habitual.

Obs.: O destaque em vermelho exibe apenas na guia “visual“.

Somos apaixonados pelo WordPress e é sempre muito empolgante quando uma nova versão é liberada pois sabemos que estamos contribuindo para torná-lo ainda melhor.

Sabemos que não é possível projetarmos “boas experiências” pois elas sempre serão algo individual, pessoal e intransferível. Mas acreditamos que a comunidade WordPress tem deixado tudo preparado e propício para que essas boas experiências aconteçam e que você possa aproveitar o melhor delas.

E aí, preparado para usufruir todos os recursos que o WordPress 4.6 tem a oferecer?

  • Boa noite!
    Depois que eu fiz a atualização para a versão 4.6 não consigo salvar alterações que faço em um post.
    O pior que não retorna nenhuma mesagem de erro, simplismente não atualiza.

    Um abraço.

    • João Paulo de Oliveira

      Oi Domingos, existem algumas possibilidades. Já tentou limpar o cache?

  • Rodrigo Vieira da Silva

    Parabéns Barbara Linhaus por este post detalhado.