O que fazer quando o WordPress está lento? Sim, mesmo como defensor do WP, reconheço que em algumas situações uma instalação WordPress pode ficar lenta. Este é o foco desse artigo, identificar o que pode deixar o WordPress lento e indicar algumas possíveis soluções.
Identificando se o WordPress está lento
Para saber se o bolo está assado, deve-se fincar um garfo nele. Essa analogia é bem simples, não estou dizendo para fincar o garfo no WP, estou dizendo que para se ter certeza do desempenho da plataforma você deve-se testá-la. Para isso existe o Google PageSpeed e um a porção de outras ferramentas que testam a performance e oferecem um relatório geral mostrando se o seu WordPress está lento ou não.
Possíveis gargalos
Existem diversos fatores que podem interferir na performance da sua plataforma, coisinhas simples que no geral passariam imperceptíveis, mas que devemos ficar atentos.
HTTP não compactado
Parece que não faz diferença, mas a compactação do HTTP reduz o tempo de download dos recursos, melhorando o tempo de carregamento da página.
Resposta lenta do servidor
O tempo de requisição do navegador do usuário até o servidor e de volta não pode passar dos 200ms. Caso isso esteja acontecendo, pode ser hora de pensar em trocar seu serviço de host.
Redirecionamentos
Redirecionamentos são como novas rotas para se chegar ao mesmo local, elas deixam o usuário esperando pois aumentam o tempo de latência.
Imagens pesadas
Dar aquela boa enxugada nas imagens do seu site geram, além de maior velocidade, economia para seu site. Afinal, cada byte colocado em um servidor tem um preço.
Recursos a mais, tempo a mais
Por falar em enxugar, aproveite que está otimizando as imagens e otimize também o uso do seu HTML, CSS e JavaScript. Instalações desnecessárias ou inutilizadas devem ser retiradas a todo custo, além de pesar na velocidade da plataforma em um todo, também podem afetar a segurança da mesma.
Conteúdo desnecessário para o carregamento
Dar prioridade ao conteúdo visível, reduz exponencialmente o envio de dados melhorando assim a velocidade de resposta do servidor.
scripts assíncronos existem para ser usados
Fazer o download do script em segundo plano, melhora o tempo de processamento.
Conclusão
É preciso entender como funciona a instalação e a plataforma para conseguir vislumbrar uma melhora na performance. Além de todos os fatores apresentados aqui, existem temas, plugins e afins que pesam e muito no processamento do site. Por isso é tão importante testar e, já que tem que testar, não se esqueça do backup.