Início » WordPress SEO » Otimização de site em WordPress com foco em SEO | Parte I
WordPress SEO

Otimização de site em WordPress com foco em SEO | Parte I

Tudo sobre SEO e otimização de site WordPress que garantem melhor ranqueamento e encontrabilidade do seu site nos motores de buscas como o Google.
junho de 2016 /6 min de leitura
Conteúdo escrito por humano
otimização de site wordpress com foco em SEO

No que diz respeito a otimização de site com foco em SEO, o WordPress sai na frente com quilômetros de vantagens. No mundo do SEO WordPress é, sem dúvida, a ferramenta preferida da maior parte dos usuários pela sua facilidade e flexibilidade.

Existe uma polêmica que envolve SEO: para muitos especialistas SEO não existe, o que existe são sites muito bem feitos, com conteúdo relevante, mas esse mito a gente já derrubou aqui, agora vamos ao que realmente interessa.

Como é essa otimização de site WordPress com foco em SEO?

Bom, vamos discutir algo curioso: nem todo site bom para o usuário é bom para o SEO, mas a maioria dos sites bons para SEO também são bons para o usuário. Portanto, o trabalho de SEO é diferente de todos os outros no processo de desenvolvimento de um site e, só se faz um bom SEO quando se pensa o bem do usuário. Para uma amostragem de fatos que comprovem essa afirmação, basta a experiência pessoal de quem encontra a informação nos buscadores; a maioria dos usuários está satisfeita.

Pensando como um buscador

Embora aparentemente muito “inteligente”, é preciso deixar claro que o buscador do Google é um software de computador.

Ele bem pode ser capaz de cálculos ultra-complexos, de reunir, comparar e tratar diversas informações, mas de maneira nenhuma é em si subjetivo. Ou seja, o Google não tem opinião, ele não acha nada; apenas calcula. Mesmo que seja programado por pessoas, ele tratará todas as informações segundo uma lógica algorítmica, ou seja, pré-determinada.

No Google, praticamente não há censura e é possível encontrar muitas coisas que podem ser consideradas imorais. O Google irá permitir encontrar, nem que seja a título de informação, absolutamente tudo que não fira as leis vigentes. É por causa disso que o Google é sinônimo de Internet: ali se encontra absolutamente de tudo.

O Google ama conteúdo e links

O Google gosta de conteúdo e referências, mesmo que isso possa mudar futuramente, essa é a realidade atual. Sites com muito conteúdo e que recebem muitas referências em forma de link têm muito mais chances de ficarem bem posicionados.

 

Uma coisa muito curiosa, e que está no coração do Google, é a maneira de avaliar a qualidade de um site ou página em relação aos links recebidos. No mundo acadêmico a relevância de um autor é medida, geralmente, por quantas vezes suas teses, monografias e etc. são citados. Exatamente a mesma coisa que faz um site ficar bem posicionado!

Fazendo SEO, não é diferente: para ter relevância no Google, seu site precisa ter conteúdo vasto sobre algum assunto e receber links de sites que também receberam muitos links e por isso são considerados relevantes. Criando uma rede de conteúdo interligado.

Macetes para escrever artigos mais encontráveis

Os artigos escritos devem ter a palavra-chave que você quer otimizar e outras relacionadas em negrito. O Google considera mais relevante o que está escrito em negrito e itálico para relacionar o texto com determinada palavra-chave.

Além disso a mesma palavra-chave deve estar na URLs da página, no título, no subtítulo, no começo do primeiro parágrafo e repetida algumas vezes ao longo do texto, desde que o texto continue agradável de ser lido pelo seu usuário.

Também é importante otimizar as imagens, publicando pelo menos uma imagem com o a palavra-chave no nome do arquivo, por exemplo: salve o arquivo com nome-da-imagem-com-palavras.jpg, em vez de DSC_2309493.jpg. É valioso colocar a palavra-chave nos atributos “title” e “Alt” da imagem. Se você também quiser colocar um vídeo do YouTube relacionado com o tema pode tornar a experiência de navegação do usuário melhor e ganhar mais alguns pontos com o robô do Google e é muito fácil incorporar esses vídeos usando oEmbed.

Outro ponto relevante é escrever textos com no mínimo 300 palavras, parágrafos curtos e palavras simples que facilitam a leitura, porque o Google também considera esses fatores.

Use semântica no seu código

Trabalhe com um código de qualidade para que não haja dificuldade para seu código ser lido pelos mecanismos de busca.

Use alt e title para as imagens, não esqueçam, as imagens só podem ser lidas dessa maneira. Trabalhe bem com as tags de título <h1>, <h2>, <h3>, <h4>, <h5>, <h6> e estabeleça uma hierarquia entre elas.

Faça uso de um plugin de cache

A partir da demanda do seu site e ele for crescendo em questão de conteúdo, é sempre bom ter um plugin de cache para diminuir o carregamento da sua página, sendo assim os mecanismos de busca não terão dificuldades para carregar seu site.

Os indicados ao Oscar de melhor plugin de cache são:

WP Super Cache, W3 Total Cache ou Hyper Cache.

Tenho certeza que o ganhador do Oscar do coração do seu site fará maravilhas pelo seu site em relação ao cache.

Use plugin de SEO | Use Yoast SEO

Fazer otimização de site para SEO se torna mais fácil quando faz-se uso desse plugin poderoso. O WordPress SEO por Yoast, ou como é atualmente conhecido, Yoast SEO é hoje o plugin mais completo para os usuários do WordPress.org e você pode encontrá-lo no repositório de plugins do WordPress. Ele incorpora tudo: de um editor de fragmento de texto em tempo real à funcionalidades de análise da página que ajudam a otimizar suas páginas de conteúdo, títulos imagens, meta descrições e muito mais.

Conte pra gente o que você gosta no WordPress e se fazer SEO com o WordPress é algo que deu resultado para o seu site. Tenho certeza que podemos trocar várias figurinhas. 🙂

Qual nota você da para este artigo?
Ruim

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Excelente
Artigos Relacionados

  1. […] WordPress conta com diversos recursos para gerar indexação dos conteúdos nos buscadores, o WP já vem otimizado de forma nativa e o que não for nativo é facil de pegar no repositório […]
  2. […] Caso o site que estiver linkando seu site, for um site sem posicionamento ou que não segue normas básicas de SEO, o Google pode torcer o nariz para você também. Da mesma forma, caso quem te linkar tiver um bom […]

Construa seu site WordPress sob medida com os maiores especialistas em WordPress da America Latina
Conheça a Apiki

Faça um comentário
Cadastre-se rápido

Fazer Login