Front-end e back-end trabalham melhor juntos

Dentre as maneiras que profissionais de front end e back end atuam dentro das empresas, a melhor forma é em conjunto, desenvolvendo as mesmas etapas unidos.

destaque-front-end-back-end
Seus amigos merecem saber desse conteúdo?

Existem muitas formas de trabalha o desenvolvimento web e, muitas vezes, conciliar o trabalho de profissionais front-end e back-end pode ser um problema, por não dividir o mesmo espaço, por falta de sinergia ou por não ter as mesmas tarefas.

Esta acaba sendo uma falha grave, a multidisciplinaridade é uma das potencialidades mais fortes que uma empresa pode ter. Dividir front-end e back-end, que são tão vitais para o bom desenvolvimento de um site, pode ser trágico.

Por que devo juntar front-end e back-end?

front-end-back-endAntes de responder a essa pergunta é bom deixar claro que juntar o front com o back não significa delegar as duas funções para uma só pessoa, digo isso por dois motivos, o primeiro é que duas cabeças pensam melhor do que uma e o segundo é porque, mesmo que uma pessoa só dê conta de fazer o front-end e o back-end, o projeto pode ser prejudicado em criatividade, entrega e qualidade.

Mas agora respondendo a pergunta, o front-end e back-end trabalham melhor juntos porque são complementares, não são as funções que devem ficar divididas e sim o projeto que deve ser dividido em etapas para que esses dois profissionais possam implementar juntos. Com as fases ou etapas do projeto bem definidas, fica mais fácil para que esses profissionais definam entre eles qual é a melhor forma de implementar e desenvolver, reduzindo o tempo de entrega do projeto, aumentando a qualidade final e acabando com a cultura do retrabalho.

Qual o melhor processo para front e back?

Esta resposta vai realmente depender de muitas variáveis, como tamanho de equipe, tamanho do projeto, modelo de trabalho presencial ou remoto. Enfim, cada um tem sua maneira de trabalhar melhor, mas como tudo nessa área acaba tendo a fixação por processos como denominador comum, vamos apresentar alguns que podem ajudar do developer autônomo a grandes empresas.

Metodologia para a equipe

scrum-front-end-back-endSugiro o uso da metodologia ágil | Scrum para trabalhar projetos em equipe, ela é de fácil assimilação de toda a equipe, acaba por dividir todas as etapas de forma mais prática e rápida. Sugiro também a documentação dos processos, mesmo que sejam rápidos, a documentação acaba por revelar falhas que podem ser sanadas em uma próxima oportunidade.

Metodologia para trabalhar sozinho

Já ouviu falar do pomodoro? É uma metodologia individual de foco que serve para manter a concentração no que se está fazendo naquele ciclo. Hoje é complicado manter o foco com Whatsapp, Facebook, Youtube, Instagram, dentre tantos outros. O pomodoro é um contador de tempo que marca 25 minutos de foco por completo e como recompensa, após 25 minutos a pessoa tem 5 minutos de break para fazer o que quiser. Em pouco tempo é possível definir dificuldades de tarefas com quantidades de pomodoros “essa implementação eu faço em 5 pomodoros”.

Ferramentas práticas

Hoje existem dezenas de milhares de ferramentas e metodologias à disposição de profissionais de todas as áreas, principalmente profissionais da área de desenvolvimento. Elas surgem para melhorar processos, organizar escopos, metrificar, mensurar e tudo mais que possa ajudar na gestão de projetos. Vamos citar algumas:

Conclusão

No fim das contas, não só front-end e back-end devem trabalhar juntos, a melhor forma é que a equipe inteira esteja integrada. Se esse não for o caso da sua equipe, então comecei juntando o front e o back, deixe que a mudança aconteça e logo estará obtendo grandes resultados.

Concorde, discorde, acrescente, comente!