Selective Refresh, a atualização seletiva para widgets

A nova versão do WordPress 4.5 trás um novo recurso chamado Selective Refresh que permite que as alterações apareçam com mais rapidez no preview do Personalizar na administração do site. Essa é uma ótima novidade para quem deseja visualizar como ficará o site ao adicionar ou editar determinado widget.

Release WordPress 4.5 Selective Refresh

Como de costume, o WordPress traz mais uma série de melhorias em sua nova versão, o WordPress 4.5.  Dentre elas temos um novo framework chamado Selective Refresh (ou atualização seletiva) que permite que as alterações apareçam com mais rapidez no preview do Personalizar na administração do site.

Selective Refresh personalisar WordPress 4.5

Essa é uma ótima novidade para quem deseja pré-visualizar como ficará o site ao adicionar ou editar determinado widget. Isso porque nas versões anteriores era necessário atualizar toda a página após qualquer mudança feita em um widget dentro do Personalizar, o que poderia gerar certa demora ao recarregar a página, caso seja um site pesado, afetando assim a performance do site e a experiência do usuário.

Como funciona o Selective Refresh

Para usufruir do novo recurso de atualização seletiva é fundamental incluir este código, ele irá indicar suporte ao tema:

[sourcecode language=”php”] add_theme_support( ‘customize-selective-refresh-widgets’ ); [/sourcecode]

Isso mesmo! Apenas um linha de código e com isso, apenas o widget que foi editado no preview, será atualizado, ao invés de atualizar toda a página.

Outras Novidades do WordPress 4.5

As vantagens de usar o WordPress 4.5 não param por aí, além da Atualização Seletiva de Widgets, o painel de personalização desta nova versão recebe outros novos recursos muito interessantes, como o Setting-less Controls e o Device Preview, que permitem visualizar o site dentro do preview em versões responsivas de forma muito mais prática, pois agora temos botões de Desktop, laptop e móbile, ou seja, não será mais preciso ficar reajustando a tela do seu navegador para ver o seu site dentro do Personalizar em outras resoluções.

E essas são apenas uma pequena amostra das novidades do WordPress 4.5, como era de se esperar o CMS mais utilizado em todo o mundo continua em constante evolução.

Para mais informações sobre essas mudanças, veja em: https://make.wordpress.org/core/2016/03/22/implementing-selective-refresh-support-for-widgets/

Selective Refresh no WordPress 4.5